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Educação - 14/06/2017 - Profissionais da APAE de Crissiumal participaram da 3ª jornada do autismo em Ijuí


Evento aconteceu na última sexta-feira

Aconteceu na ultima sexta-feira dia 09 de junho em Ijuí a 3ª jornada do autismo: compartilhando saberes”, num evento realizado pela Associação de Saúde Mental de Ijuí _ ASSAMI/ Casa AMA e pela faculdade América Latina abordando temas sobre a atenção compartilhada para diagnóstico precoce do autismo, Estimulação precoce e a comunicação no transtorno do espectro do autismo, estando presentes em tal evento os profissionais da APAE Crissiumal a pedagoga -,Joseana Krummenauer , psicóloga – Eloisa Zobel, Professora de AEE – Tania Gonçalves e Professora de alfabetização – Ana Paula da Rosa.

Este evento vem de encontro às inúmeras necessidades que os profissionais que atuam com crianças com TEA – transtornos do espectro autista se deparam em seu atendimento. É fato que os diagnósticos de autismo em crianças aumentaram muito nos últimos anos, sendo necessária maior precocidade na identificação de sinais e comportamentos de presença da TEA. 

O olhar de todo profissional ligado ao tema quer por estudo de caso ou por atendimento direto pedagógico ou clinico precisa  contemplar a criança como um todo, atentando para seu contexto familiar, com uma observação mais aguçada do desenvolvimento infantil dentro das etapas condizentes com idade cronológica desta criança como no caso de criança neurotipica. Para isso o trabalho conjunto família, escola e profissionais afins precisam ser interligadas.

Ainda durante a jornada chamou a atenção quanto questões comportamentais que a criança com TEA apresenta e que pode ser um sinal de alerta como:  escassez de comportamentos sociocomunicativos, interação social e afetiva, falta de compartilhamentos, dificuldades de estabelecer rotinas e rituais, comprometimentos na linguagem, presença de comportamentos repetitivos e estereotipados, interesses restritos, mecanismos sem olhares, sensibilidade auditiva pouca ou muito sensível entre outros sinais, que auxiliam na aplicação dos instrumentos para avaliação do TEA, como o CARS - Escala de Avaliação do Autismo na Infância, ADI –R - Entrevista Diagnóstica para o Autismo Revisada, ABC OU ICA – lista com 57 comportamentos atípicos esta lista foi concebida para a triagem inicial de crianças suspeitas de TEA. Existem outros instrumentos de triagem e avaliação, além dos citados.

Sabe-se que as causas apontadas sobre o TEA são várias, porém, sem definição clara e fechada, destacando que os fatores ambientais e genéticos  possuem influencia sobre mesmo. Contudo,  a conclusão do diagnóstico ainda é um processo árduo e demorado, sendo necessário discussões, fóruns, simpósios, jornadas e estudos para tratar deste tema tão relevante e atual.

Joseana Dias Krummenauer – pedagoga

Eloisa Zobel – Psicóloga.

 

Postado: Leila Ruver
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