Notícia

Ageleite - 12/09/2011 - Momento Leite 027


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.27 - Momento Leite:
- Relação da alimentação com aumento da produção de leite
- Qual a dieta ideal para vacas em lactação
- Mistura mineral de boa qualidade proporciona bons resultados
- Quantidade ideal de sal mineral para vacas em lactação

Relação da alimentação com aumento da produção de leite - Os bovinos utilizam nutrientes para mantença, crescimento, reprodução e produção, sejam na forma de leite ou carne. Manter uma alimentação adequada é de fundamental importância, tanto do ponto de vista nutricional quanto econômico. À medida que se busca maior produção de leite por animal, os volumosos (pasto, silagem e feno) por si só não são suficientes para manter esta maior produtividade. Neste caso, além de volumosos, a alimentação do gado de leite deve ser acrescida de uma mistura de concentrados, suplementação de minerais e algumas vitaminas. Existem diversos trabalhos científicos que comprovam a relação da alimentação com a produção de leite, sendo que o fornecimento de alimentos de melhor qualidade e a correta mineralização contribuirão efetivamente para o aumento na produção de leite.

Qual a dieta ideal para vacas em lactação - Não existe uma dieta ideal para vacas em lactação. Para analisarmos qual a dieta mais adequada é necessário considerar o nível de produção das vacas, o estágio da lactação, a idade da vaca, o consumo esperado de matéria seca, a condição corporal, tipos e valor nutritivo dos alimentos a serem utilizados, entre outros fatores. A dieta adequada será aquela que atenda as exigências nutricionais destes animais utilizando alimentos de qualidade, além de água à vontade, já que esta é consumida em grande quantidade, principalmente em vacas de alta produção. Existe diferença entre as diversas categorias dos animais. As exigências nutricionais das vacas aumentam proporcionalmente com a quantidade de leite produzido, ou seja, vacas de alta produção apresentam exigências nutricionais maiores que vacas de menor produção. Desta forma, a alimentação desses animais deve conter maiores teores de proteína, energia e minerais.

Mistura mineral de boa qualidade proporciona bons resultados - O uso de uma mistura mineral de boa qualidade proporciona bons resultados na atividade leiteira, entre eles na produção de leite. A mineralização feita de forma adequada permite que o animal utilize com maior eficiência todos os outros nutrientes disponíveis presentes nos alimentos fornecidos, aumentando, assim, as suas resistências orgânicas, melhorando a produção de leite, o crescimento e a reprodução. Os minerais são fundamentais para o bom funcionamento do rúmen, por exemplo. Na falta deles, a digestão da fibra, a degradação da uréia e a síntese de proteína serão afetados, reduzindo a disponibilidade de nutrientes para o animal, conseqüentemente sua predisposição para produzir leite. Da mesma forma, uma dieta com quantidades deficientes de minerais vai ocasionar redução do peso corporal dos animais, pois uma das conseqüências é a diminuição do apetite, reduzindo desta forma a produção de leite. A qualidade do leite no que diz respeito á concentração de células somáticas também é influenciada positivamente (diminuição na contagem de células somáticas) pela correta mineralização.

Quantidade ideal de sal mineral para vacas em lactação - As exigências de minerais do gado leiteiro são dependentes de muitos fatores, entre eles, o estágio fisiológico destes animais, nível de produção, entre outros. As categorias animais menos exigentes são as vacas secas, entretanto, as mais exigentes são fêmeas em produção (especialmente as primíparas jovens, que somam as exigências da gestação e de crescimento). Essas exigências também são diferenciadas pelo nível de produção, sendo as de menor produção menos exigentes quando comparadas com as de alta produção. O estágio de lactação também influencia esta quantidade a ser fornecida. Levando em consideração essas afirmações, a quantidade de sal a se fornecer a um animal dependerá de suas exigências em macro e micro-minerais, assim como do teor desses elementos no sal utilizado.

Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos