Notícia

Texto de Opinião - 12/07/2017 - Aniversário - Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Alegria, gratidão pela vida, encontro de amigos, festa com bolo e quitutes. Somar anos faz parte da vida, é importante aprender a viver na medida em que se vive. A vida é uma escola e um dom de Deus.

A vida é um dom de Deus. Seria muita ingratidão alguém não agradecer por este presente de Deus, pois a vida procede de Deus e pertence a Deus. Na bíblia fala da longevidade. O mais importante não são os números de anos, mas a qualidade de vida e vida só tem sentido quando se vive para Deus que é nossa origem, nosso destino e nos criou à sua imagem e semelhança. A nossa vida iniciou quando fomos concebidos, viemos à luz do mundo, a partir deste momento se sucedem segundos, minutos, horas dias, semanas, meses, anos, lustros e dezenas etc...  Aprende-se a viver com a vida. Aprende-se; a escutar e falar, trabalhar e descansar, escrever e ler, plantar e colher, amar e perdoar, conviver e ser solidário, dar e agradecer, rezar e meditar, comunicar-se com as pessoas e com Deus. O aniversário é o dia natalício que se repete a cada ano. Comemorar, bebemorar e celebrar este dia, com os amigos, é demonstração da amizade com os seus, e também, da parte dos amigos é reconhecimento de quem representa ser o festejado para eles.  É dia de felicitações não só pelo dia, mas por aquilo que cada um representa ser para o outro.

O tempo passa, somos passageiros. Olhamos para trás com gratidão, vivemos o presente com alegria e olhamos o futuro com esperança. O ontem é passado, o hoje é realidade e o amanhã não nos pertence. Temos consciência que somos limitados, estamos entre o começo e o fim da nossa vida. Não sabemos se estamos longe ou perto do fim da nossa caminhada. Aniversário não deveria ser apenas a soma de mais um ano vivido, mas deveria ser mais um amadurecimento e crescimento na fé, de tal maneira que o final da nossa vida fosse o auge da nossa vivência cristã. Oxalá que a soma dos anos não sejam penas de envelhecimento físico ou de anos que se foram, mas sejam de constante crescimento na fé. Assim é na vida dos santos. E de nós o que se pode esperar?

A grande maioria das pessoas, apenas, passa para mais um ano de vida, poucos são os que celebram mais um ano de fé comemorando o seu dia de batismo. Outros estão demasiadamente preocupados em salvar o corpo o qual um dia vai definhando e morre. Importa mesmo salvar a alma vivendo bem a vida espiritual.

Amigos e amigas! Não saibamos apenas comemorar e bebemorar nossos aniversários. Saibamos sempre celebrar esta data para agradecer o dom da vida e pedir mais vida em abundância, ou seja, viver na graça de Deus.

Ariquemes, 11/07/17 Pe. Renato José Rohr, scj.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos