Notícia

Curiosidades - 11/03/2020 - Trilhas de condensação de aviões deixaram belas e curiosas imagens em Crissiumal


Internauta Ari Darci Lanz fotografou a bela cena

A quarta-feira (11) na região foi marcada pelas trilhas de condensação dos aviões, que permaneceram por mais tempo do que o normal no céu. 

O seguidor do Guia Crissiumal Ari Darci Lanz fotografou pela manhã uma imagem bela e ao mesmo tempo rara. Um dos aviões alterou a rota sobre a região. Lanz acompanhou no radar e relatou ao Guia Crissiumal que ambos os aviões vinham da Europa, com destino a Buenos Aires. Um havia saído de Paris na França e outro de Londres, na Inglaterra.

Segundo matéria sobre o assunto no passado, da Metsul Meteorologia, as trilhas são observadas na forma de rastros deixados pelo resfriamento do vapor de água a partir dos exaustores dos aviões. Quem está a bordo não consegue notar, mas do solo, as linhas são muito visíveis. A duração deles está associada a condições de temperatura e vento, mas a maior parte da literatura aponta para os níveis de umidade. Quando na altitude em que estão voando as aeronaves, via de regra ao redor de 10 a 11 mil metros, o ar está mais seco os chamados “contrails” duram pouco. Se a atmosfera estiver mais úmida, eles tendem a permanecer mais tempo no céu.

Fotos: Ari Darci Lanz, especial para o Guia Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos