Notícia

Saúde - 10/04/2019 - Campanha de cadastro de doadores de medula óssea de Crissiumal foi um sucesso


Mais de 90 pessoas fizeram cadastro

Com o apoio do Hemocentro Regional de Santa Rosa e o auxílio do Hospital de Caridade de Crissiumal, o LEO Clube Crissiumal realizou nessa quarta-feira (10) uma campanha de cadastramento de doadores de medula óssea.

Mais de 90 pessoas foram ao HCC para a coleta de uma pequena amostra de sangue, que foi cadastrada junto com os dados dos doadores no REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), onde constantemente será consultada a sua compatibilidade com pacientes;

Os integrantes do LEO Clube Crissiumal disponibilizaram as fichas de preenchimento dos dados antecipadamente, para facilitar o processo. 

O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. Além disso, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras – para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis.

O Guia Crissiumal acompanhou a campanha e ouviu a presidente do LEO Clube Crissiumal, Ana Luiza Kist, assista abaixo:

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos