Notícia

Texto de Opinião - 09/08/2017 - Papai - Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Nome que impõe respeito com a missão salvífica que deve ser vivida com muita dignidade. Responsável pela vida que gerou. Não é por acaso que alguém se torna pai de fato. Em sua vida, cada pai, deveria espelhar as virtudes de Deus que é Pai por excelência.

O sonho da maioria dos jovens é gerarem filhos, portanto serem pais. Deve ser lindo e emocionante alguém ser chamado de papai. Não é por acaso que alguém se deveria tornar pai, e sim, por vocação. Sem dúvida é uma grande missão da qual parece que nem todos se dão conta, gerar filhos não apenas para si, mas ao gerá-los devem encaminha-los para Deus. A vida sendo um dom de Deus, mais do que ter filhos para si, deve educa-los e encaminhá-los para Deus pelo próprio testemunho, educação e companhia. Os filhos dveriam aprender dos próprios pais a serem bons filhos de Deus. Se é motivo de alegria alguém ser chamado de pai, certamente, para os filhos é motivo de alegria, quando ouvem falar bem deste homem e podem dizer: “este é meu pai”. Com que alegria e orgulho os pais ouvem falar bem dos seus filhos. Certamente, seria com muita tristeza que um filho ouviria falar mal de seu pai, como também seria com muita tristeza que um pai ouviria falar mal do próprio filho. O pai se realiza no filho. Deus também quer realizar sua presença no meio das demais criaturas, pois, Ele nos criou à sua imagem e semelhança

Duas perguntas se fazem presentes na historia da paternidade e na história da filiação. Por que este pai é assim? Por que este filho é assim? Pela bondade ou pela falta da mesma porque este é assim? Aprendeu do pai. Vamos culpar o pai deste filho ou vamos culpar o pai do pai. Oxalá todos os pais possam transmitir somente coisas boas aos seus filhos, Oxalá que cada filho aprenda somente a coisas boas de seu pai. Tomara que cada filho se possa espelhar no pai e se tornar um bom filho de Deus. São vários os textos bíblicos que falam dos pais; “Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor” (Ef 6,4). “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é Justo” (Ef. 6,1). “Filhos obedeçam a seus pais em tudo, pois, isso agrada ao senhor”. (Col. 3,20-21). “Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos filhos” (Prov. 17,6). “Qual o filho que não é disciplinado por seu pai?”(He. 12,7b). 

Que pais e filhos vivam de tal maneira para juntos serem bons filhos de Deus que é Pai de todos. Jesus nos deu a condição de O chamarmos de Papai. O que engrandece a pessoa não é pelo fato de ser filho deste ou daquele, mas por ser filho de Deus.

Ariquemes, 09/08/17 Pe. Renato José Rohr, scj

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos