Notícia

Texto de Opinião - 08/06/2017 - Por que chorar - Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Choro provocado pela dor, por uma decepção, pela perda. Quantos pais choram pelos filhos e quantos filhos choram pelos pais. Choro de alegria, de tristeza ou de arrependimento. Maria chora junto ao túmulo. Jesus chora sobre Jerusalém.

 Estamos vivendo num vale de lágrimas. Brasileiros que choram porque o dinheiro da sua comida e saúde foi desviado, por isso, passam necessidades. A decepção quando se confia em alguém e não é correspondido. Se pudesse haver alguém decepcionado, mas Ele não decepciona nem se decepciona jamais. É o próprio Deus que ao criar o homem à sua imagem e semelhança, e este decepciona com o seu não. Muito ao contrário, Deus ama esta criatura infiel. O próprio Cristo dá a vida por quem estava perdido restaurando lhe a imagem e tornando-o salvo. Só Deus é assim, não se deixa vencer em seu grande amor e misericórdia. Jesus ao olhar sobre a cidade de Jerusalém chora por ali haver tantas almas distantes da salvação e por ali ser Ele mesmo rejeitado. Jesus antevê todos os seus sofrimentos.

Imaginamos a situação de Maria; achando que alguém teria roubado o corpo do seu senhor Jesus. Os anjos lhe perguntam “por que choras?” (Jo20,13). Imaginamos a tristeza de Marta e Maria pela morte do irmão Lázaro porque Jesus não esteve presente em sua casa naquela hora. Imaginamos o choro de arrependimento de São Pedro por ter negado Jesus. Muitas vezes o ser humano chora porque ainda não entendeu que somos meros passageiros neste mundo e migrantes para a pátria definitiva. Até com o rompimento do útero o ser humano chora, seria isto por perder a sua segurança ou por causa da nova e desconhecida insegurança que se descortina?

Há muita gente que chora por que os seus planos de vida ou o que construiu com amor veio água a baixo. Por isso muitos pais choram quando um filho se perde. Por isso também muitos filhos choram quando veem os pais desfazendo sua jura de amor. Quanta tristeza quando os pais eram tudo para os filhos e agora abandonam a família. Quantas lamentações por famílias desfeitas. É de chorar mesmo quando falta o amor, pois, para todos a perda sempre é muito grande. Se por um lado se chora a perda por outro lado como é emocionante o choro alegre por alguém que estava perdido e foi reencontrado. Toda perda sempre é motivo de tristeza, também,  aliviadoras e felizes são as lágrimas do reencontro ou da volta.

Amigo e amiga! Choras? Por quê? Oxalá! Consigamos, sempre, provocar somente lágrimas de alegria porque elas tornam o fardo mais leve. 

Ariquemes, 07/06/17 Pe. Renato José Rohr,scj

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos