Notícia

Texto de Opinião - 08/03/2017 - As serpentes - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

Audaciosa, traiçoeira, rastejante, víbora que simboliza o mal a mais astuta de todos os animais. Venenosas em sua grande maioria. Quem não tem medo de cobras?

 

No livro do gênesis a serpente é símbolo de traição. Adão e Eva desobedeceram a Deus seduzidos pela serpente. Em números 21,4-9 vemos que quando o povo estava desobediente a Deus as pessoas eram mordidas por serpentes. Deus manda Moisés fazer uma serpente de bronze e coloca-la sobre uma aste e quem olhasse para ela ficava curado. No gênesis o réptil é sinal de desobediência, agora, quem em sinal de obediência a Deus, olhasse para esta serpente ficava curado. O que está em jogo é a obediência do ser humano a Deus. No tempo de Jesus havia fariseus, aos quais Jesus chama de raças de víboras por que eram fingidos. 

 

O símbolo do mal é figurado pela serpente. O mal se apresenta de maneira muito sutil, muita gente se sente iludida ou ludibriada pelo mal. O próprio pecado se justifica. Na história de Adão e Eva era uma serpente convidando a desobedecerem a Deus, hoje pode ser um simples pensamento, convite à tentação. Serpentes ou víboras podem ser pessoas que convidam à corrupção ou ao pecado. O réptil pode estar bem mais próximo do que se imagina. O capeta gosta de agir sem ser percebido, ele gosta que digam que ele não existe para agir como anônimo, sem ser percebido que é ele que está por traz de todo mal. Existe muita cobra bem criada até ao nosso lado. O maior cuidado que devemos ter para a víbora não se instalar em nossa vida. Somos filhos e filhas de Deus, não podemos nos deixar seduzir. Adão e Eva foram fracos. Nós herdamos deles a fraqueza, mas, também herdamos de Cristo a graça. Cada um escolhe o seu caminho, embora, só Ele é o caminho a ser trilhado por nós. Quem é livre não tem dúvidas, pois livre é quem sabe distinguir o bem do mal e sempre escolhe o bem.

 

Existe a expressão que diz; “há males que vem para o bem”. Deus que é cheio de bondade e misericórdia pode usar da nossa fraqueza para instaurar em nós a sua graça e salvação. Deste fato todos nós temos conhecimento, quando toda humanidade estava perdida, Ele veio ao encontro para nos restaurar e agraciar como herdeiros da vida eterna.

 

Muitos dizem; “vivemos neste mundo perdido”. Prefiro dizer no que acredito; “vivemos neste mundo salvo por Jesus Cristo”. É esta salvação que somos convidados a viver

 

Amigo e amiga! Podemos até viver no meio de serpentes, não podemos nos deixar contagiar. Estamos no mundo, mas, não somos do mundo. Sejamos fiéis e obedientes a Deus. Ele não ilude nem engana, Ele nos ama e Nos salva.

 

Ariquemes, 08/03/17 Pe. Renato José Rohr scj.

Postado: Leila Ruver
Vídeos