Notícia

Saúde - 07/12/2018 - Mais Médicos: desistências de candidatos deixam 21 cidades do RS sem substituição para cubanos


Inscrições encerram nessa sexta

O Ministério da Saúde reabriu 48 vagas para o Rio Grande do Sul no edital do programa Mais Médicos depois que candidatos desistiram dos locais escolhidos. Ao todo, o governo federal voltou a colocar à disposição 314 vagas. No Estado, 41 municípios foram afetados pelas desistências, sendo que 21 ainda estão sem profissional para substituir os médicos cubanos que deixaram o Brasil. Entre as justificativas para a renúncia estão distância, aprovação em residências médicas e problemas pessoais.

Estão sem reforço as seguintes cidades: 

Boa Vista das Missões

Camargo

Cândido Godoi

Fontoura Xavier

Imigrante

Itacurubi

Macambara

Maratá

Mata

Mato Queimado

Não-Me-Toque

Nonoai

Nova Esperança do Sul

Pareci Novo

Pinhal Grande

Santiago

São José do Sul

São José dos Ausentes

Tio Hugo

Tiradentes do Sul

Três Passos

 

Em Nonoai, no norte do Estado, as duas candidatas desistiram de se apresentar. Conforme a secretária municipal da Saúde, Gerci Schio, outros dois profissionais já manifestaram interesse em trabalhar na cidade.

— Como a inscrição de um deles foi feita na noite de quarta-feira (5), é possível que o sistema ainda não tenha registrado. O outro candidato interessado já entrou em contato e enviou a documentação para análise — afirma.

Em Tio Hugo, também na região Norte, a desistência já teria sido coberta por outro profissional, que compareceu na Unidade Básica de Saúde. Já em Pareci Novo, no Vale do Caí, um profissional entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta quinta-feira.

No noroeste, Três Passos vive uma situação diferente dos demais municípios. Apesar de ter ocorrido a desistência da única vaga disponível, um médico que manifestou interesse não conseguiu efetuar a inscrição, pois a cidade não aparece mais no sistema.

 

De acordo com a responsável pelas unidades de saúde Leila Klein Bender, todas as recomendações para resolução do problema foram obedecidas, mas sem sucesso. 

— Antes tínhamos três médicos pelo programa, mas depois da desistência de um cubano há cerca de dois anos e uma nova saída de outra profissional que entrou em seu lugar, ficamos só com a médica da Argentina e com essa vaga aberta agora. Precisaríamos de outro profissional para ajudar com o atendimento — relata Leila.

Além dos postos reabertos por desistência, ainda restam 115 disponíveis em 31 municípios, concentrados em distritos indígenas dos estados do Amazonas e do Pará. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (7).

De acordo com o Ministério da Saúde, o edital registrou 35.550 inscrições iniciadas, mas apenas 8.402 foram concluídas pelos candidatos. Até agora, 3.949 médicos se apresentaram a 1.609 municípios brasileiros – 2.315 já estão trabalhando nos postos de saúde.

 

Tem vagas reabertas ainda as seguintes cidades: 

Arroio do Sal

Butiá

Cachoeira do Sul

Carazinho

Eldorado do Sul

Estância Velha

Gravataí

Igrejinha

Ilópolis

Lajeado

Marau

Parobé

Santa Vitória do Palmar

Santo Ângelo

Santo Antônio da Patrulha

São Francisco de Assis

São Gabriel

São Marcos

Sobradinho

Tapejara

Fonte: ZH, foto: Agência Brasil.
Postado: Leila Ruver
Vídeos