Notícia

Curiosidades - 07/09/2018 - Jaguatirica é encontrada morta por atropelamento na estrada que liga Boa Vista do Buricá a São Martinho


Internauta fotografou o animal morto

A internauta Vanessa Kalschne fotografou um animal morto por atropelamento na estrada que liga Boa Vista do Buricá a São Martinho nessa quinta-feira (06).

O animal em questão é uma Jaguatirica, conhecida na região como Gato do Mato.

 

Saiba sobre a Jaguatirica, as suas características: 

- A jaguatirica, também conhecida no Brasil como maracajá-açu, é um animal mamífero da família Felidae.

- No Brasil, a jaguatirica é encontrada em regiões de cerrado, florestas tropicais, caatinga e até no pantanal. Fora do território brasileiro, podemos encontrar jaguatiricas na região centro-sul dos Estados Unidos, norte da Argentina e Uruguai.

- Uma jaguatirica adulta mede entre 90 centímetros e 1,35 metros de comprimento. Portanto, é considerado um felídeo de porte médio.

- O habitat das jaguatiricas é bem diversificado. Vivem bem em áreas semiáridas, em florestas tropicais e até mesmo em regiões montanhosas.

- Os machos adultos pesam entre 7,5 e 9 quilos. Já as fêmeas, que são maiores, ficam entre 10,5 e 12 quilos.

- O período gestacional da fêmea ocorre entre 72 e 82 dias. Numa gestação, nasce um ou dois filhotes (raramente podem nascer 3 ou 4 filhotes).

- As jaguatiricas são carnívoras e se alimentam, principalmente, de mamíferos de pequeno porte, roedores, aves, répteis e ovos de tartaruga.

- Sua principal característica física é a presença, na sua pelagem, de manchas amarelas cercadas de preto, na posição horizontal. Nas pernas do animal, as manchas são de cor preta e formato arredondado.

- Em seu habitat, uma jaguatirica saudável pode viver entre 18 e 20 anos.

- A jaguatirica é um animal de hábito de vida diurno e noturno.

- O nome científico da jaguatirica é Leopardus pardalis.

 

Ameaça de extinção

Infelizmente, a jaguatirica é um animal que se encontra em ameaça de extinção. A principal ameaça é a destruição de seu habitat, provocado pelo desflorestamento. A caça, cujo objetivo é a venda da pele, é outra ameaça a esta espécie animal.

 

Foto: Vanessa Kalschne

Postado: Leila Ruver
Vídeos