Notícia

Esportes - 06/08/2011 - Na estreia de Roth, Grêmio empata sem gols com o Palmeiras no Canindé


Tricolor mostrou postura diferente em campo, mais segura, mas não conseguiu marcar gol

 

Com técnico novo – o velho conhecido Celso Roth -, o Grêmio entrou em campo no Canindé para enfrentar o Palmeiras disposto a mostrar uma nova postura. Mais seguro, o Tricolor conseguiu um empate fora de casa. O placar não saiu do zero, em um jogo que foi de bastante equilibrado, de muita marcação e nem tantas finalizações.

Com o empate, o Grêmio tem agora 15 pontos na tabela, ainda em 15º. O Palmieras tem 27 pontos, em quinto lugar.

 


Jogo equilibrado

O primeiro tempo foi de jogo mais disputado no meio, de muita marcação e poucas finalizações, que apareceram com mais frequência no final da etapa inicial. Com Adilson improvisado na lateral-direita, Bruno Collaço de volta à esquerda, Lúcio no meio e Vilson na zaga, o Grêmio soube se defender bem e não levou grandes sustos do Palmeiras.

Diferente dos últimos jogos, o time tricolor não parecia nervoso a cada jogada. Mais tranquilo, conseguiu controlar melhor o jogo. Já o Palmeiras insistia principalmente com Maikon Leite na frente. Kleber esteve meio apagado.

Marcos Assunção, o cara da bola parada palmeirense, teve duas boas chances perto da área. Mas as duas cobranças foram na barreira.

Aos cinco minutos ocorreu a primeira boa chance do Grêmio, em escanteio cobrado por Douglas. André Lima desviou de cabeça na área e Rafael Marques não conseguiu empurrar para o gol. O camisa 10 apareceu bem novamente aos 11, arriscando de fora da área, para fora.

Maikon Leite fez a primeira tentativa perigosa após jogada inteligente de Valdivia, que ameaçou o cruzamento e refugou. Quando realmente fez o lançamento, Maikon Leite apareceu livre para chutar. Mas a bola foi na rede, pelo lado de fora.

Aos 21, ele tentou de novo, em chute pelo lado esquerdo da área, mas Victor estava atento e segurou com tranquilidade.

A terceira grande chance de Maikon Leite foi aos 28, em tentativa de fora da área, em que a bola passou por cima do travessão.

Poucos minutos depois, confusão perto da área palmeirense. Após bela jogada de Leandro, que carregou a bola do lado direito até o meio, passando pelos marcadores, o atacante gremista caiu em dividida com Henrique. Pediu falta e não levou. Na seqüência do lance, Douglas cometeu falta e levou cartão amarelo. Os jogadores do Tricolor cercaram o juiz e reclamaram bastante, mas não houve jeito.

Douglas, aliás, recebeu o terceiro amarelo e está fora da próxima partida do Grêmio, que será contra o Fluminense, no Olímpico. Minutos depois Rafael Marques também foi amarelado e, junto com o camisa 10, cumprirá suspensão.

Perto do final do primeiro tempo, Vilson surgiu como homem surpresa, escapando do campo de defesa até o ataque, pelo lado direito. Ao chegar próximo da área, arriscou o chute, que saiu prensado e a bola escapou pela lateral.

A última tentativa do Grêmio foi na bola parada, em falta cobrada por Rochemback. Muito bem cobrada, por sinal. O volante mandou a bola no alto, perto do travessão, e obrigou o goleiro Marcos a tirar com a ponta dos dedos, para escanteio. Douglas cobrou fechado e Marcos teve que espalmar.

Na saída para o intervalo, os jogadores gremistas comentaram a atuação, projetando o segundo tempo:

— Está faltando só sobrar a bola para fazer o gol — disse André Lima.

— Falta o detalhe, tenho certeza que vamos acertar para o segundo tempo — avaliou Gilberto Silva.


 

Segundo tempo

Com as mesmas formações, as equipes voltaram a campo para mudar o placar de 0 a 0. Nos primeiros minutos, quem teve chances claras foi o Palmeiras. Aos cinco, Valdivia chegou até a área com a bola dominada e chutou para o gol, tentando surpreender, mas Victor estava ligado e pegou no canto direito.

Depois, aos nove, Gerley acertou um bom cruzamento do lado esquerdo, que encontrou Patrik no lado direito. de primeira, o jogador concluiu a gol, com Victor já vencido. Mas a bola foi para fora.

A pressão foi amenizada quando o Grêmio conseguiu um bom ataque, dois minutos depois. Troca de passes na entrada da área, até que Lúcio consegue rolar entre os marcadores, e a bola sobra para André Lima. O centroavante chutou por cima do gol. Passou perto.

Mas o Palmeiras logo voltou a pressionar. Aos 18, Victor fez uma bela defesa. Patrik mandou uma bomba de fora da área e o camisa 1 tricolor conseguiu tocar para escanteio. Dois minutos Leandro escapou pela direita ao ataque gremista e chutou para fora.

Em seguida, Felipão fez a primeira troca no Palmeiras. Tirou o atacante Maikon Leite para colocar outro, só que de maior referência na frente: Dinei.

Ainda ameaçando o Grêmio com perigo, o Palmeiras trocou passes que pareciam intermináveis na frente da área. Até que veio a finalização. Depois de cruzamento da esquerda, Dinei surgiu para completar para o gol. Rafael Marques apareceu na hora certa para desviar para escanteio.

O jogo ficou mais nervoso. O Palmeiras tomava conta, e o Grêmio conseguia poucos lances ofesivos. Em alguns momentos, as disputas de bola saíam de qualquer jeito, com chutes para tudo quanto é lado. Em outros, a organização voltava a aparecer.

Celso Roth pensou em colocar mais um volante no time. Conversou com Willian Magrão, mas desistiu. Chamou, então, Marquinhos e Escudero para, quem sabe, chegar finalmente ao gol. Saíram Douglas e Lúcio.

E só dava Palmeiras. Dinei, livre na área, aos 35, recebeu lançamento longo e dominou. Quando ia concluir, Vilson apareceu para acabar com a chance do atacante.

O Grêmio, por sua vez, parecia esperar o erro do adversário para contra-atacar. Foi o que aconteceu aos 37. André Lima, mesmo derrubado por Henrique, conseguiu lançar Escudero, que ajeitou para Leandro, sozinho, na entrada da área.

A melhor chance do Grêmio no segundo tempo. Mas Leandro tentou o mais difícil: encobrir Marcos. O goleiro levantou as mãos e bloqueou a passagem da bola, com tranquilidade.

Felipão fez nova substituição. Patrik saiu e deu lugar ao jovem atacante Vinícius. No lado gremista, Celso Roth tirou Leandro e promoveu a entrada de Miralles, quando o jogo já se encaminhava para os minutos finais. Com cheiro de 0 a 0.

Os três minutos de acréscimos não foram suficientes para reverter a situação. E o jogo terminou mesmo sem gols.


 

Ficha do jogo:


Palmeiras (0)
Marcos; Cicinho, Maurício Ramos, Henrique e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdivia; Patrik (Vinícius), Maikon Leite (Dinei) e Kléber.
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Grêmio (0)
Victor; Adilson, Vilson, Rafael Marques e Bruno Collaço; Gilberto Silva e Fábio Rochemback; Leandro (Miralles), Douglas (Marquinhos) e Lúcio (Escudero); André Lima.
Técnico: Celso Roth.

Brasileirão 2011, 15ª rodada
Local:
Estádio Canindé, em São Paulo (SP).
Horário: 18h30min.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa), Guilherme Dias Camilo (Asp. Fifa) e Helberth Costa Andrade (trio mineiro).
Cartões amarelos: Marcos Assunção, Valdivia, Henrique, Gerley (Palmeiras); Vilson, Rafael Marques, Douglas (Grêmio).
Público otal: 15.762.
Renda: 422.028,00.

 

Próximos jogos:
14/08 - Grêmio x Fluminense
17/08 - Ceará x Grêmio
21/08 - Atlético-GO x Grêmio

 

CLICESPORTES

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos