Notícia

Ageleite - 05/08/2011 - Momento Leite 012


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.12 - Momento Leite:
- Clima limita expansão na captação no RS
- Aumento da renda da população puxa consumo de lácteos
- Família é presa por misturar água ao leite

Clima limita expansão na captação no RS - As geadas e chuvas que prejudicaram a produção de forragem no RS nas últimas semanas devem ter limitado o avanço da produção de leite em julho. Os números oficiais ainda estão sendo fechados, mas a expectativa de indústrias e da Emater é que a captação registre leve aumento ou estabilidade em relação a junho. Segundo o presidente da AGL, Ernesto Krug, a captação diária não deve subir mais que 2,3%. Ele lembra que, no primeiro semestre, o clima afetou a produção. Entre maio e junho, o Índice de Captação de Leite do Cepea apontou crescimento de 12,6% no fornecimento diário do RS. Para a AGL, o incremento é questionável. Levantamento da associação mostra que a produção de junho, de 7,6 milhões de litros diários no RS, representa queda de 7,6% em relação aos 8,2 milhões de litros captados em janeiro, mês em que a produção atingiu o pico neste ano. O Sindilat ainda não possui os dados oficiais. Conforme o secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, a projeção era de captação de 8 milhões de litros/dia em junho contra 7 milhões de litros em maio. (Milkpont)

Aumento da renda da população puxa consumo de lácteos - Apesar da recente desaceleração do ritmo de crescimento da economia do país, a tendência de aumento da renda da população nos últimos anos continua a puxar para cima as vendas de leite no mercado doméstico. Dados compilados pela Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABLV) mostram que, no total, as vendas alcançaram 5,105 bilhões de litros no primeiro semestre de 2011, 3,2% mais que em igual período do ano passado. Carro-chefe dessa comercialização, o leite longa vida registrou incremento de 4% na mesma comparação e o volume vendido somou 2,86 bilhões de litros de janeiro a junho. As vendas de leite em pó subiram 7,4%, para o equivalente a 1,45 bilhões de litros, e houve queda de 6% do caso do leite pasteurizado, para 795 milhões de litros. (Terra Viva)

Família é presa por adulteração de leite - Casal e dois filhos de Venâncio Aires foram acusados de misturar quase 15% de água no produto. Entre condenados por homicídio, tráfico e roubo, uma família de Venâncio Aires dormiu na cadeia na noite de 03/08 (Quarta-Feira) por misturar água ao leite vendido em sua empresa de laticínios no interior. Pai, mãe e os dois filhos foram detidos ontem pela Polícia Civil, que cumpriu mandados de prisão expedidos pela Justiça local. A família foi condenada a quatro anos e oito meses de prisão em regime inicial semiaberto por adulteração de leite, em processo iniciado em 2008.
No caso, a Justiça os considerou culpados por adição de água no leite comercializado pela empresa familiar, que era reincidente. O proprietário, sua esposa e os filhos foram enquadrados no artigo 272 do Código Penal, que descreve falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de substâncias ou produtos alimentícios. No parágrafo 2º, consta que a pena é relativa a bebidas com ou sem teor alcoólico – no caso, o leite.

 

Os quatro foram detidos em casa e encaminhados ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Já a empresa de laticínios do interior de Venâncio está lacrada desde fevereiro, quando a Justiça determinou o fechamento após um laudo da Univates confirmar a adição de 12% a 14% de água no leite. O delegado Paulo Schirrmann, que comandou as investigações na época, confessa que ficou surpreso com a decisão. “Para a polícia, é uma situação até estranha de entender. Tem traficante de cocaína que nem chega a ir para o presídio, mas tivemos que levar uma família por vender leite com água.” (Redação Gazeta do Sul)

Você sabia que...Que o Sr.Orostrato Olavo Silva Barbosa da cidade Tapirativa – São Paulo, é o maior produtor de leite do Brasil  com uma produção diária de 58.000 litros?


Um final de semana cheio de afeto, recheado de paz, lotado de serenidade, completo de esperança, repleto de boas energias e com todo o colorido da alegria. Enfim, um final de semana TUDO DE BOM!

Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br ou ouça nosso programa na Rádio Metrópole.

 

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos