Notícia

Variedades - 04/07/2018 - Casal de Nova Candelária que cultivava uvas comemorou Bodas de Vinho no dia 26 de junho


Raimundo & Helena – A história do casal de Nova Candelária que comemorou 70 anos de matrimônio

O ano é 1948, quando no dia 26 de junho disseram “sim” um ao outro, o casal Raimundo Centenaro e Helena Gregório. Um dia memorável que marca o início de uma grande história de um casal, cuja vida ofereceu a chance de conviverem felizes por muitos anos, a união abençoada por Deus e pelos seus pais.

O relacionamento iniciou quando ainda eram muito jovens, Helena com 12 anos e Raimundo 17 iniciaram um namoro que durou 6 anos. Após Raimundo completar 23 anos e Helena 17, assumiram o compromisso perante ao altar da Igreja de constituírem uma nova família, resultando no nascimento de 13 filhos. São eles, na respectiva ordem: Geni, Venilda, José, Leusi, Jacinta, Francisco, Miguel, Mariano, Lucia, Teresinha, Inês, Irene e Rosane.

Raimundo nasceu no dia 29 de maio de 1925, em Nova Pádua, 2º Distrito do município de Nova Trento, comarca de Caxias – RS. Helena veio ao mundo no dia 07 de fevereiro de 1931 na comunidade de Manchinha, pertencente ao município de Três de Maio.

Alguns anos após o casamento, fixaram moradia na localidade de Bom Jardim, hoje pertencente ao município de Nova Candelária, onde permanecem até a atualidade.

O casal, ele aos 93 anos e ela aos 87, relembram os anos de casados e todas as dificuldades enfrentadas pela família. “Somos gratos a Deus pela nossa vida e família. Todo casamento deveria seguir as orientações da Igreja para dar certo, assim como o nosso”, disse Raimundo. Dona Helena afirma que sua maior alegria é ver as fotos que estão espalhadas por todas as paredes da casa, exaltando a gratidão do casal pela família constituída por eles.

Quando questionados sobre o segredo de um casamento de 70 anos, eles comentam: “Trabalhamos muito, mas sempre juntos. Produzíamos nosso vinho e tomávamos juntos. Fomos e somos felizes”, ressaltou o casal.

Com 49 netos, 57 bisnetos e uma tataraneta, Raimundo e Helena esbanjam simpatia e demonstram com muita simplicidade que para ser feliz não é preciso muito, e que mesmo diante as dificuldades que a vida, a saúde e a idade lhes encarrega, ambos estão lá para se ajudarem e serem o apoio um do outro, como deve ser a vida em matrimônio.

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos