Notícia

Texto de Opinião - 02/08/2018 - Coluna Dra Alexandra Bastos, Pediatra 02.08.2018


Mitos e verdades sobre amamentação

Conhecendo a Semana Dourada

Iniciamos o agosto, diferente dos meses como outubro rosa ou novembro azul, o agosto Dourado é comemorado envolvendo a todas as pessoas de uma maneira em geral, pois aborda um tema em comum a todos: O leite materno como primeiro alimento.

Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) todos os anos lança um tema para que seja trabalhado com a população do mundo todo.

Em 2017 o Congresso Nacional sancionou uma lei que estipulou que o mês de agosto deve ser considerado o mês do aleitamento materno, dourado porque a OMS entende que o leite materno é classificado como alimento de ouro para a saúde das crianças.

1 - A mãe que amamenta ela tem prevenção no câncer de mama? VERDADE, o risco fica em torno de 22% a menos do que a que nunca amamentou, e é gradativo conforme o tempo de amamentação, sendo de 7% para as mulheres que amamentaram por 6 meses, 9% para as que amamentaram de 6 a 12 meses e 26% para as que amamentaram por um período superior a 12 meses. Mas não é só isso porque a mulher que amamenta tem 30 % a menos de chance de ter câncer de ovário; 11% a menos de desenvolverem câncer de endométrio, 32 % menos chances de desenvolver diabetes tipo 2 (que é uma doença crônica), e pode até contribuir para a diminuição da enxaqueca.

2 - Posso dar chá ou água para o bebê? MITO, o leite materno é produzido especialmente para o bebê se manter vivo e saudável apenas com ele por 6 meses, então ele tem água, nutrientes, proteínas, lactose e principalmente defesas da mãe.

3 - Meu bebê não está pegando peso, pode ser que meu leite seja fraco? MITO, não existe leite fraco, o que acontece é que o leite materno é dividido em anterior e posterior. O anterior é mais aguado (mais clarinho) que é feito de água para o bebê se hidratar; já o leite posterior é o que vai sustentar o bebê pois tem os nutrientes, gordura, já é de uma coloração mais escura. Por isso é importante que a mãe se certifique que a criança mamou todo o leite de uma mama, para só depois trocar para a outra, porque se não acontece que o bebê fica tomando bastante água fica com estômago cheio, porém não consegue ganhar peso porque não chega no leite posterior.

4 - Com 4 meses eu quero uma fórmula, um leite, porque vai para a creche e lá eles dão e já começam a comer? Pois então aqui temos um grande problema pois deveríamos ter escolinhas e creches preparadas para ajudar as mães que voltam a trabalhar, acolhendo e reforçando a necessidade do aleitamento exclusivo até os seis meses. Para isso deveríamos ter uma sala onde a mãe pudesse ir amamentar, onde a mãe pudesse ir ordenhar, e que recebessem leite materno ordenhado de casa. Para que o número de crianças em aleitamento materno exclusivo até os seis meses seja o maior possível. 

5 - A adolescente é rebelde então é mais fácil dar fórmula para o bebê? MITO, estudos dizem que adolescentes que tem problemas no início da amamentação tendem a ser mais depressivas, e as que amamentam por mais tempo tem menos depressão pós-parto.

6 - A amamentação protege de alguma doença? VERDADE, sabemos que o aleitamento materno previne diarreia, otite, infecções respiratórias, asma, obesidade, leucemia. Estudos dizem ainda que crianças em amamentação tem melhor desenvolvimento psicossocial, menos distúrbio global do desenvolvimento, incluindo autoestima e menos condutas agressivas.

 

Dra. Alexandra Bastos

A Clínica Pediátrica Cuidado de Mãe, fica situada na Av. Presidente Castelo Branco, Nº 490, Sala 2, Galeria Haas, atendendo 24 horas no telefone (55) 9.9667-6198.

Postado: Leila Ruver
Vídeos