Equipe foi fundada em 1º de maio de 1949
Tupy FC da década de 80
Este domingo deveria ser especial para um dos mais tradicionais clubes de futebol da região noroeste do RS. O Tupy FC de Crissiumal completa neste dia 1º de maio 62 anos, mas ao invés das alegrias o clube passa por um momento delicado. Sem apoio de grandes empresas e patrocinadores o clube mantém seu departamento de futebol fechado desde 2006, na sua última participação no futebol profissional.
O clube que foi fundado em 1949 teve seu auge nos anos 70 e 80, quando chegou inclusive a primeira divisão do futebol estadual, mas não pode participar da competição em virtude dos problemas estruturais do clube e da cidade.
A equipe foi vice campeã gaúcha da 3ª divisão em 1969.
Nos anos 70 teve uma geração de ouro que é lembrada até hoje, com jogadores como Lauro, Beto, Arno, Élbio (os irmãos borbolha), Mali, Carlinhos, Tapera, entre outros.
Nos anos 80, além de revelar o goleiro tetra campeão do mundo Taffarel e de ser inspiração para o surgimento do goleiro multi campeão Danrlei, a equipe também era muito forte, e tinha jogadores de muita qualidade como Danilo, Tijolo, Keko, Ako, Marzinho, Simionatto, Ico Biondo, Biondão, Guerra, Pedrinho, Pedralli, Chimbinha, Ademir, Protásio, Gervásio, Cabeção, Adelar, Titi, Chico Ewald, entre outros.
No início dos anos 90, por dificuldades financeiras, enfrentadas por todos os clubes pequenos da época, o Tupy teve que se licenciar do futebol profissional, onde a equipe ficou por mais de 5 anos sem atividades. No final dos anos 90 e início dos anos 2000 a equipe voltou a ativa, jogando o antigo Campeonato Regionalito de futebol amador, onde conseguiu títulos e boas campanhas.
Equipe do início dos anos 2000.
As boas campanhas no futebol amador e a abertura de novos incentivos por parte da FGF fizeram com que o Tupy FC voltasse ao futebol profissional em 2005, quando com vários jogadores da região a equipe chegou as semifinais da repescagem da segundona gaúcha. O time que terminou aquele campeonato tinha: Alessandro, André Luiz, Didi, César e Fernando Borsatto; Dudu, Rafa Medina, João Franco e Aldair, Daltro e D”Marcellus. A equipe foi eliminada daquele ano por uma derrota diante do Sapucaiense por 1 a 0 no estádio Arthur Mesquita Dias em Sapucaia do Sul.
O time de 2005.
Com a boa campanha de 2005, o Tupy começou empolgado o ano de 2006, e foi montada uma grande equipe, com poucos jogadores de Crissiumal, mas que fez uma excelente campanha na segundona. A equipe só parou na 2ª fase, quase se classificando ao octogonal final. O azar do Tupy naquela temporada foi ter jogado a 2ª fase no mesmo grupo de Inter e Juventude B, que tinham equipes fortíssimas disputando a segundona gaúcha. Nesta temporada o Tupy fez jogos memoráveis. A vitória por 3 a 1 diante da SER Santo Ângelo no estádio da Zona Sul foi um exemplo disso. Outro jogo inesquecível foi a vitória por 1 a 0 diante do Inter B no estádio Rubro-Negro, com gol de Edivaldo. O Inter B na época tinha em seu elenco jogadores como o zagueiro Danny Morais, o volante Álvaro Pitbull, o meia Caio, e os atacantes Ricardo Jesus e Alexandre Pato, hoje no Milan da Itália. Nesta temporada o Tupy também venceu por 2 vezes o seu maior rival, o TAC que também tinha um grande time. O time base do Tupy em 2006 tinha: Éderson, Dudu, Valdomiro, Caçapa e Michel; Alexandre, Cristiano, Cristian e Donizetti; Juba e Edivaldo. Comandado fora de campo por Beto Campos.
Time de 2006.
Em 2007 a equipe optou por não disputar a segundona para voltar em 2008. Mas a volta em 2008 também não aconteceu, e com isso houve um “esfriamento” do torcedor e comunidade em geral em relação ao clube, que amarga novamente 5 anos de inatividade. Em 2010 o retorno não foi possível em função de um temporal que destruiu parte do estádio Rubro-Negro, que junto com a torcida e a história do clube, são seus únicos patrimônios.
Em 2011 a participação também não aconteceu.
A expectativa agora é de que a equipe volte ao futebol em 2012. Esta volta aconteceria no 2º semestre, quando a equipe disputaria a 3ª divisão estadual, que acontecerá no 2º semestre, muito provavelmente a partir de agosto.
O Presidente eleito em 2010 é Ivens Grun, que foi goleiro da equipe nos anos 2000, tanto no amador quanto no profissional. E filho de um dos maiores atletas e dirigentes do Tupy FC em todos os tempos, o desportista Carlinhos Grun, que também foi prefeito de Crissiumal.
Ivens Grun em sua administração sempre deixou bem claro o principal objetivo, que é de estruturar o clube finceiramente e estruturar o estádio, antes de voltar ao futebol em campo, para que não acontecça da equipe voltar num ano e parar no outro. E, convenhamos, o trabalho vem sendo feito, já que com auxílio da Administração Municipal, o clube realizou diversas melhorias no estádio em 2010, o deixando praticamente em condições de receber jogos profissionais novamente. Além de estar com o gramado impecável, como há tempos não se via.
Atualmente o Máster Tupy FC ainda leva o nome do clube, em jogos amistosos realizados por vários ex atletas da equipe.
Não conseguindo revelar bons jogadores há um bom tempo em Crissiumal, a boa campanha do CMD Crissiumal, categoria sub 17 no futebol amador regional serve de alento, para que nos próximos anos podermos ter a volta do Tupy FC aos campos. Ainda mais sabendo que pessoas de boa vontade não faltam em Crissiumal, e que os benefícios da FGF aos clubes pequenos aumentam a cada ano.
Se esqueci de algo pessoal, deixem um comentário abaixo, que estarei corrigindo.
Clecio Ruver
www.guiacrissiumal.com.br
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |