O município recebeu mais quinhentas doses da vacina contra a Gripe A
O secretário municipal da Saúde, Valdemar Fonseca, aguarda o resultado dos exames de sangue que estão sendo feitos no Laboratório Central do Estado em Porto Alegre para gripe. Caso seja confirmada a Gripe A H1N1, a secretaria adotará a partir daí as medidas necessárias para controlar a transmissão da doença. Fonseca não acredita no risco de uma epidemia no município, mas não descarta essa possibilidade porque muitas pessoas que se enquadram nos grupos de risco ainda não se vacinaram.
Fonseca explica como esses casos suspeitos foram atendidos no serviço de saúde e a evolução do quadro clínico dessas pessoas até o momento:
O município recebeu mais quinhentas doses da vacina contra a Gripe A. Idosos e portadores de doenças crônicas que ainda não se imunizaram já podem procurar as unidades de saúde do município e solicitar a vacina:
As pessoas devem procurar o serviço de saúde logo que sentirem os sintomas da gripe, como sentir febre, tosse e falta de ar, para que possa receber o tratamento adequado. O ideal é que isso seja feito nas primeiras 48 horas.
Qualquer gripe pode ser evitada com cuidados simples como manter as mãos sempre limpas, usar álcool gel, evitar contato com o s olhos, evitar ambientes fechados e com muitas pessoas.
Na região já foram registrados 12 casos suspeitos de Gripe A: em Santa Rosa, Três de Maio e Horizontina. Dez foram descartados.
Fonte: paulo marques noticiasTweet |