Paciente é um menino de seis anos internado em São Gabriel
A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, na tarde desta sexta-feira, o quinto caso de Gripe A no Rio Grande do Sul. Até agora, são 88 notificações, das quais 83 foram descartadas em laboratório. Dois pacientes morreram da doença e outros três já não correm risco de vida. A doença foi registrada em Bagé, Três Passos, Camaquã e São Gabriel. Os números foram fornecidos pela chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marilina Bercini.
Foi em São Gabriel que ocorreu o último registro, atestado na tarde desta sexta-feira. Um menino de seis anos teve o diagnóstico confirmado, nas últimas horas. Ele segue internado, mas com boa evolução no quadro de saúde. No mesmo município, uma gestante de 21 anos recebeu alta da Santa Casa de Caridade, pela manhã.
Ela recebeu tratamento com a medicação Tamiflu, indicada para casos de gripe A, e já está recuperada. Segundo o secretário de Saúde do município, Paulo Fernando Forgiarini, a gestação, que está no quinto mês, não foi afetada pelo H1N1. O terceiro sobrevivente da gripe A no RS, um bebê de um ano, morador de Camaquã, teve alta, na Santa Casa de Porto Alegre, ainda no domingo.
Na noite de quinta, foi sepultado no Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé, o idoso Hipólito Fontoura Moreira, de 71 anos, vítima da Gripe A, que morreu pela manhã. Na quarta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou a primeira morte. Terezinha Rita Romani, 48 anos, foi sepultada na terça, em Anta Gorda. Ela morreu na segunda-feira, em Três Passos, no Noroeste gaúcho, município distante mais de 300 km da cidade em que vivia. Foi o único local em que ela conseguiu leito de UTI.
Fonte: Camila Kila / Rádio Guaíba
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |