Notícia

Leite - 03/03/2011 - Preços do leite devem permanecer elevados em 2011


"Entramos na era do mercado global de lácteos", disse o pesquisador economista do setor de agronegócios e alimentos do Rabobank, Vernon Crowder, em uma conferência sobre o setor leiteiro realizada em Visalia, Califórnia.

Tradicionalmente, a indústria mundial de lácteos tem sido muito fragmentada. O comércio internacional era muito escasso. Os mercados eram muito distorcidos por regulamentações que garantia uma conectividade limitada entre a determinação de preços em diferentes mercados do mundo. Entretanto, essas coisas estão mudando.

O consumo global de lácteos está melhorando e deverá continuar melhorando à medida que a economia mundial se recupera. A economia mundial deverá crescer em 4% nesse ano, comparado com a média dos últimos 20 anos de 3,5%. A China e a Rússia deverão exceder a taxa de crescimento médio.

O crescimento do setor de lácteos da China continua sendo afetado pelos escândalos de segurança alimentar no país, à medida que a China não tem confiança em seu próprio leite.

A oferta global de leite deverá se expandir junto a maior demanda global, mas os maiores preços dos grãos poderão reduzir um pouco esse crescimento. Crowder disse que espera que os preços globais das commodities lácteas permaneçam extremamente altos durante 2011, mas ele tem certas preocupações com relação ao quarto trimestre.

Os riscos estão relacionados ao excesso de produção nos Estados Unidos e na União Europeia (UE) e se a demanda da China e a Rússia não comparecerem. Esses dois riscos podem ter um impacto negativo nos preços dos lácteos. Por outro lado, a Índia pode ter falta de leite, o que teria um impacto positivo nos preços. Além disso, qualquer problema climático para a próxima estação produtiva na Nova Zelândia teria também um impacto positivo.

A era do mercado global abrirá oportunidades para os produtores de leite, mas essa nova era está sendo caracterizada pela volatilidade, disse Crowder. Os negócios precisam ser bem administrados para minimizar a volatilidade e robustos o suficiente para resistir à volatilidade que não podem mitigar.

Postado: Leomar Martinelli
Vídeos