O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou na madrugada desta segunda a morte do líder da Al-Qae
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou na madrugada desta segunda a morte do líder da Al-Qaeada, Osama Bin Laden (veja o vídeo abaixo). Ele foi vítima de um ataque coordenado pelas forças norte-americanas, em cooperação com as autoridades paquistanesas. Outras quatro pessoas, três homens e uma mulher, também teriam morrido na operação. Uma das vítimas seria um filho de Bin Laden.
"Essa noite, posso informar ao povo americano e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama bin Laden, o líder da Al-Qaeda, o terrorista que foi responsável pela morte de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes", afirmou Obama.
De acordo com Obama, uma pista consistente sobre o paradeiro do líder da Al-Qaeda surgiu em agosto do ano passado. Depois de meses, o governo norte-americano conseguiu informações suficientes para colocar em ação um ataque contra o local onde Bin Laden estava escondido, nos arredores de Islamabad, no Paquistão.
Neste domingo, uma operação entrou no local onde Bin Laden estava escondido e matou o terrorista saudita. "Um pequeno grupo de norte-americanos conduziu a operação com uma coragem e uma capacidade extraordinárias. Nenhum americano foi ferido. Eles tomaram a precaução de evitar vítimas civis", disse o presidente dos EUA. Obama também confirmou que o governo tem o corpo de Bin Laden sob custódia. "A justiça foi feita", disse.
"Por mais de duas décadas, Osama bin Laden foi o líder e o símbolo da Al Qaeda. Sua morte é o primeiro passo para o fim desta organização", destacou Obama. "Quero deixar claro que não estamos em guerra contra o Islã ou contra muçulmanos. Muitos cidadãos muçulmanos também perderam suas vidas em ataques desta organização"
Centenas de norte-americanos comemoraram diante da Casa Branca quando Barack Obama anunciou a morte de Osama bin Laden. O ex-presidente George W. Bush divulgou um comunicado parabenizando o atual presidente pela ação que vitimou Bin Laden.
Fonte: Correio do Povo / AFP
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |