Notícia

Polícia - 16/12/2010 - Operação da Polícia Ambiental combate pesca predatória no Rio Uruguai


A operação foi comandada pelo 3º sargento Gerson

O 2º Grupo de Polícia Ambiental de Três Passos realizou nos dias 09, 13, 14 e 15 deste mês uma operação embarcada no Rio Uruguai. A ação, que abrangeu os municípios de Derrubadas, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Crissiumal, teve a finalidade de coibir a pesca predatória durante o período da piracema.

O balanço final resultou na apreensão de 970 metros de redes e 820 metros de espinhéis. Foram devolvidos ao rio 26 peixes das espécies grumatã, piava, pintado e dourado. De acordo com os agentes, durante o patrulhamento um dos fatos que mais chamou a atenção e indignação da guarnição foi a audácia de algumas pessoas em iscar os espinhéis com filhotes de lagarto, fato esse que ainda não havia sido presenciado na região. “Infelizmente não foi possível identificar o material e nem o autor de tal ato”, destaca o sargento Gerson Dickel, comandante do 2º Grupo de Polícia Ambiental.

Durante o período da piracema – 01 de outubro a 31 de março - é expressamente proibido o uso desse tipo de apetrecho, sendo apenas permitida a pesca com linha de mão, vara ou caniço simples. Depois da piracema, apenas os pescadores profissionais podem usar redes e espinhéis, dentro das normas da legislação vigente. A operação foi comandada pelo 3º sargento Gerson. Integraram a guarnição o 3º sargento Leomar, o 3º sargento Diniz, e os soldados Raquel e Perinazo.

Fonte: Rádio Difusora
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos