Mobilizações ocorrem em sete cidades no RS, além de SC e PR
O dia é de protestos dos agricultures familiares nos três estados do Sul do Brasil. São 10 mil pessoas que irão participar das manifestações, cerca de oito mil somente no Rio Grande do Sul. A partir das 9h30min, iniciam concentrações nas praças centrais das cidades de Sarandi, Erechim, Sananduva, São Lourenço do Sul, Três Passos, São José do Ouro e Fontoura Xavier. Em Crissiumal também deverá acontecer um protesto nesta quinta-feira.
Os manifestantes irão em marcha, por volta das 10h, até os bancos da Caixa Federal e Banco do Brasil. Eles pretendem bloquear a entrada das agências. As manifestações são coordenadas pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Sul (Fetraf Sul) e também ocorrem em sete cidades de Santa Catarina e em um município do Paraná.
O coordenador geral da Fetraf Sul, Celso Ludwig, tenta, à tarde, reunião com o ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, e com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Na pauta de reivindicações, está a anistia do crédito emergencial de R$ 2 mil para agricultores do Rio Grande do Sul. Para Paraná e Santa Catarina, a solicitação é relativa à melhora na habitação rural e renegociação das dívidas.
Marjuliê Martini/Rádio Guaíba
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |