Crissiumal tem amanhecer de tempo nublado nesta sexta-feira
A Sexta-Feira Santa começou com a presença do sol em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, que se origina na Bolívia, traz ar quente e a temperatura sofre forte elevação. O dia será quente com calor de 31ºC a 33ºC à tarde no Centro do Estado, inclusive na Grande Porto Alegre. Na Serra Gaúcha, as máximas ficam entre 24ºC e 26ºC. A MetSul Meteorologia, porém, reitera mais uma vez o alerta sobre radical mudança no tempo da tarde para a noite desta sexta-feira e durante o sábado. Intensas áreas de instabilidade, associadas a uma área de baixa pressão, horas antes da chegada de uma frente fria, se formam hoje nas províncias do Norte da Argentina e no Uruguai com tendência de deslocamento para o Rio Grande do Sul. Nuvens carregadas se formam igualmente sobre o território gaúcho por conta da atmosfera aquecida e muito instável. Os modelos indicam valores muito altos de índice de instabilidade para o dia de hoje, especialmente da tarde para a noite, com CAPE acima de 3000 J/Kg (quanto mais alto mais instável) e Lifted Index de -6 a -7 (quanto mais negativo mais instável) no Oeste, valores condizentes com risco de tempo até muito severo.
O resultado deve ser chuva forte a torrencial e temporais de vento e granizo em pontos localizados de diversas regiões, principalmente na segunda metade do dia, mas alguns pontos já estão com instabilidade nesta manhã na Metade Oeste.A chuva deve ser intensa em diversas localidades com elevados volumes em curto período. Adverte-se que alguns dos temporais isolados podem ser severos e com potencial de causar danos. Já o sábado começa com tempo muito instável e chuva em quase todo o Rio Grande do Sul devido ao deslocamento de uma frente fria, impulsionada pela massa de ar frio mais forte a alcançar o Estado até agora neste ano. A MetSul alerta que a chuva pode ser forte a torrencial entre a madrugada e o período da manhã em diversas cidades com volumes elevados que podem trazer alagamentos em áreas urbanas. Os acumulados em menos de seis horas em parte do Rio Grande do Sul podem ficar entre 50 e 100 milímetros.Vários modelos estão indicando uma linha bem definida com chuva forte a intensa e temporais embebidos no sistema frontal cruzando o Estado entre madrugada e a manhã deste sábado.
A rápida passagem da frente fria e o avanço de uma massa de ar seco e frio, entretanto, já permitem a melhora do tempo ainda no sábado no Rio Grande do Sul. O sol retorna ao Sul e ao Oeste no decorrer do dia e até o final do sábado o tempo deve estar seco e firme em quase todo o Estado. A temperatura sofre acentuado declínio e faz muito frio à noite no Sul gaúcho e na Campanha com marcas abaixo de 10ºC em algumas cidades ainda no início da noite. O Domingo de Páscoa, por sua vez, deve ser de sol no Estado, apesar da presença de algumas nuvens ainda em parte do território gaúcho. Forte massa de ar seco e frio, de origem polar, passa a ditar as condições atmosféricas, esperando-se marcas inferiores no começo do dia inferiores a 10ºC em grande parte do território gaúcho. A madrugada do domingo, aliás, deve ser a mais fria do ano até agora no Estado, com mínimas gélidas em algumas localidades, não se descartando marcas de 2ºC a 4ºC com geada fraca nas áreas de Bagé e Jaguarão. Observe no meteograma de temperatura para Bagé nos próximos sete dias como existe potencial para mínimas, considerando os valores de ponto de orvalho na região, abaixo dos 5ºC tanto na segunda como na terça . No Oeste, na região de Uruguaiana, os termômetros podem marcar de 5º C a 7ºC na madrugada do domingo. No Centro do Estado, as mínimas devem ficar, em geral, entre 8ºC e 10ºC. Já na área metropolitana de Porto Alegre os termômetros devem acusar entre 10ºC e 12ºC na maioria dos pontos. O frio chega à Serra e a temperatura cai abaixo de 10ºC, mas o pulso de ar frio não terá na Metade Norte a mesma intensidade prevista para o Sul gaúcho. Apesar do começo de dia gelado, a tarde do domingo será muito agradável com máximas ao redor dos 20ºC. Volta a fazer muito frio, especialmente no Centro, Sul e Oeste do Estado na madrugada de segunda. |
Autor: Luiz Fernando Nachtigall Metsul Meteorologia |
Tweet |