Notícia

Clima - 12/02/2011 - Mais um fim de semana de chuva no Estado


Em Crissiumal chove desde o final da tarde de ontem

Áreas de instabilidade provocaram chuva forte a torrencial localizada no final da tarde de sexta-feira no Noroeste do Rio Grande do Sul (foto abaixo de Três de Maio de Ricardo Bourscheid). Em Santa Rosa, alguns pontos da área urbana chegaram a acumular elevados 60 milímetros em apenas meia hora ao passo que em locais próximos a chuva teve volumes inexpressivos.

Áreas de instabilidade trazem nuvens e chuva hoje para grande parte do Rio Grande do Sul, apesar do sol aparecer em alguns pontos isolados. A MetSul reitera o alerta para o alto risco de chuva forte a intensa localizada. Alguns pontos podem ter volumes de 50 a 100 milímetros só neste fim de semana com acumulados superiores em algumas áreas (veja mapa abaixo com projeção de volumes de chuva acumulados em 72 hora do Modelo Brasileiro de Alta Resolução como ilustração). A Metade Norte é que deve registrar os maiores volumes, o que inclui as áreas da Serra, a região de Porto Alegre e o Litoral Norte. Na Metade Sul, a maioria dos pontos deve ter chuva fraca, mas pontos isolados podem ter pancadas fortes, apesar, por exemplo, de alguns modelos não indicarem. Na Capital, a chuva se intensifica no decorrer deste sábado com possibilidade de volumes maiores da tarde para a noite e no começo do domingo.

  

Segue a possibilidade risco de chuva forte muito localizada no domingo, sobretudo na Metade Leste e na primeira metade do dia. No decorrer do domingo, o tempo melhora no Rio Grande do Sul a partir do Sul e da Metade Oeste. A temperatura cai e a Campanha e o Extremo Sul gaúcho podem ter marcas baixas na madrugada, tendência noturna no começo da semana.

Autor: Eugenio Hackbart
Fonte: www.metsul.com
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos