Notícia

Leite - 03/01/2011 - Inédito no mundo: Aurora lança nova Marca de Leite com Rastreabilidade Ativa


A Coopercentral Aurora, uma das maiores indústrias de alimentos do Brasil, lança um leite longa vida com a marca AURORA com uma inovação em escala mundial: o sistema ativo de rastreabilidade, batizado de P.A.R. (produto Aurora rastreado). Trata-se de uma solução inédita, totalmente automatizada e transparente, desenvolvida pela Tetra Pak, permitindo que os consumidores tenham acesso aos dados sobre o processamento, envase e qualidade dos leites Aurora e Aurolat.

Por meio do código P.A.R., impresso em cada embalagem, as informações dos produtos poderão ser consultadas no hotsite http://www.auroraalimentos.com.br/par  

De acordo com o presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, a criação do código P.A.R. no leite - o "RG do leite" - garante o monitoramento do processo produtivo, além do controle dos parâmetros de qualidade em tempo real. "A rastreabilidade é uma ferramenta essencial para a verificação dos atributos de credibilidade perante produtores, clientes, fornecedores e consumidores. Tornou-se um indicador de segurança alimentar ao rastrear o produto desde a cooperativa até o produto industrializado", completa Mário.

A Coopercentral Aurora desenvolveu ampla análise das condições reais da cadeia de leite em face das exigências legais, definidas nacional e internacionalmente, para a implantação dessa ferramenta. A adoção da rastreabilidade fortalece o sistema cooperativo, proporciona informação dentro da empresa para facilitar o controle de processos e a gestão, e identifica a origem do alimento. Além disso, agrega valor à marca, potencializa o mercado, fideliza consumidores e, como resultado final, assegura a qualidade e a certificação dos produtos.

As informações obtidas em tempo real ainda aperfeiçoam o controle da indústria, pois  podem ser consolidadas e cruzadas, criando uma visão completa de todo o fluxo de produção dos alimentos. "Com a rastreabilidade, as informações são relacionadas a cada caixinha de leite, e não a um lote. Assim, o sistema permite diagnosticar, solucionar e prevenir eventuais problemas com a utilização de uma ferramenta online que expõe minuciosamente as informações e cruza dados ao longo de todos os processos", explica o gerente de Sistemas Integrados Especiais da Tetra Pak, Pedro Gonçalves. A empresa, que opera em 160 países, atestou: é o primeiro do mundo.

Do que se trata o sistema de Rastreabilidade Ativa?

A rastreabilidade ativa, lançada em fevereiro de 2009, é um sistema online que traz total controle da cadeia de processamento e envase de alimentos, agregando segurança, transparência, agilidade e confiabilidade. Além do histórico de produção o sistema oferece a possibilidade de detecção de possíveis problemas de produção e intervenção imediata caso necessário. A "Rastreabilidade Ativa" é uma iniciativa pioneira da Tetra Pak para a indústria de alimentos que vai além do histórico limitado de lotes de produção..

O novo sistema possibilita o acesso instantâneo a todas as informações históricas, de forma integrada para cada unidade de produto. Cada caixinha de leite possui um código único que traz consigo inúmeras informações que podem ser acessadas de imediato. Além disso, o sistema possibilita o cruzamento de dados, permitindo um estudo mais profundo.

Como funciona?

A Rastreabilidade Ativa é um sistema de coleta, integração e controle das informações de fabricação de um alimento em todas as suas fases: recepção da matéria-prima, processamento, envase, controle de qualidade e distribuição. As informações podem ser disponibilizadas online para utilização da indústria ou até mesmo para os consumidores finais, por meio de um website, por exemplo. O sistema permite diagnosticar, solucionar e prevenir problemas com a utilização de uma ferramenta online que expõe minuciosamente as informações e cruza dados ao longo de todos os processos.

Ao acessar um hotsite, o sistema fornece detalhes das etapas de processamento e envase, proporcionando mais transparência, agilidade e confiabilidade, além de reforçar o controle da produção. O próprio consumidor, por exemplo, poderá consultar as informações do produto que comprou, já que um código impresso em cada embalagem no momento do envase traz consigo todas as informações sobre aquela unidade de produto específica. Esse código identifica um único produto com todo o seu histórico, desde sua coleta, como um RG. Pelo site na internet, ao digitar o código de rastreabilidade, o consumidor pode obter todas as informações de origem, produção, envase e qualidade do produto.

O que é necessário para implantar este sistema?

A Rastreabilidade Ativa é baseada em três ferramentas: o Tetra PlantMaster TM da Tetra Pak, um sistema de controle, supervisão e operação da produção de alimentos; um sistema de gerenciamento da qualidade e uma plataforma de comunicação via Internet.

O sistema é diretamente conectado a todos os equipamentos, sensores e laboratórios da planta, além dos pontos de controle de entrada de matéria-prima e saída do produto acabado. Os dados coletados em todos esses pontos como: temperatura, vazão, pressão, análise microbiológica e físico-química, limpeza, insumos, alarmes, tempo de operação, entre outros, são consolidados em um único banco de dados.

A indústria tem o acesso a todos os dados em tempo real, por meio de relatórios e ainda pode disponibilizar informações, a seu critério, pela Internet ao consumidor.

Postado: Leomar Martinelli
Vídeos