Tricolor fez 1 a 0 no Atlético PR em plena Arena da Baixada
O Grêmio foi a Curitiba e se recuperou da derrota na estreia para o Corinthians na tarde deste domingo. A equipe comandada por Renato Portaluppi bateu o Atlético-PR por 1 a 0 e alcançou a primeira vitória no Brasileirão 2011. O gol gremista aconteceu aos 13 minutos da primeira etapa com o zagueiro rubro-negro Rafael Santos marcando contra, na tentativa de recuar uma bola para o goleiro Márcio.
Com três pontos na tabela de classificação, o Grêmio recebe na próxima rodada o Bahia no estádio Olímpico, domingo às 16h. Já o Atlético-PR, que ainda não pontuou neste Brasileirão, vai a São Paulo enfrentar o Palmeiras no sábado, às 18h30min.
O jogo
Após serem derrotados na primeira rodada do Brasileirão, Atlético-PR e Grêmio entraram no gramado da Arena da Baixada em busca de recuperação. No entanto, os primeiros dez minutos da partida foram de poucas chances criadas.
A primeira finalização foi tricolor com o capitão Fábio Rochemback que arriscou de fora da área aos 9min e obrigou Márcio a mandar para escanteio.
Em um lance de sorte o Grêmio acabou abrindo o placar aos 13min. O zagueiro Rafael Santos foi recuar uma bola para o goleiro Márcio que estava saindo do gol e mandou para o fundo das redes, 1 a 0 para o Tricolor.
O gol contra deixou o time paranaense nervoso. A equipe comandada por Adilson Batista abusava dos erros de passe e dava espaço ao Grêmio. Aos 37min em mais um erro de Rafael Santos, a bola sobrou para Viçosa que arriscou da entrada da área e Márcio mandou para escanteio.
Nos minutos finais da primeira etapa o time da casa tentou pressionar o Grêmio. No entanto, apesar de posse de bola no setor ofensivo, o Atlético-PR não conseguiu levar perigo ao goleiro Victor e o primeiro tempo terminou em vantagem para o Tricolor, 1 a 0.
O Grêmio voltou com a mesma equipe para a segunda etapa. No Atlético-PR, Nieto e Branquinho entraram nas vagas de Adaílton e Cleber Santana.
No primeiro minuto o Tricolor quase fez o segundo. Douglas recebeu de Rochemback, mas perdeu tempo para chutar. Na sequência do lance, ele tocou para Viçosa que bateu de esquerda para defesa de Márcio.
A resposta paranaense veio dois minutos depois com Rafael Santos que subiu sozinho após cobraça de escanteio e cabeceou à esquerda de Victor. As mudanças de Adilson Batista iam dando resultado e o Atlético-PR ameaçava pelo lado direito com Branquinho que acabara de entrar.
Aos 6min, novamente após corner cobrado por Paulo Baier, lance perigoso para o Rubro-Negro e Victor teve que sair do gol para impedir que a bola chegasse a Nieto que estava livre na pequena área.
Mas a principal chance da segunda etapa foi gremista aos 9min. Neuton avançou pela direita e tocou para Viçosa que perdeu o tempo de chute e acabou finalizando para fora já com o goleiro Márcio caído.
Mais uma vez em jogada de bola aérea o Atlético-PR ameaçou. Nieto dessa vez foi quem cabeceou obrigando Victor a mandar para escanteio, aos 15min. Na sequência do lance, a bola sobrou para Paulo Baier que bateu cruzado e mais uma vez o goleiro Tricolor fez a defesa.
Aos 16min o técnico Renato Portaluppi fez a primeira mudança na equipe gremista. Roberson entrou no lugar de Júnior Viçosa.
A estratégia paranaense seguia a de insistir nos cruzamentos. Aos 20min foi o zagueiro Manoel quem levou perigo em um chute após cobrança de falta feita por Mádson. O Atlético-PR seguia criando e aos 33min Nieto subiu mais alto que a defesa e Victor, mais uma vez, fez grande defesa.
Cinco minutos depois a primeira oportunidade atleticano pelo chão. Mádson tocou para Branquinho que driblou Neuton e bateu para uma grande defesa de Victor.
Com o domínio do Atlético-PR, Renato fez mais duas mudanças na equipe. Aos 20min Escudero entrou no lugar de Lins e aos 42min foi a vez de Willian Magrão substituir Douglas.
E em seu primeiro lance na partida, Magrão fez falta em Branquinho na entrada da área. Na cobrança, Paulinho acertou a trave no que foi a última jogada perigosa da partida. Final de jogo: Atlético-PR 0 x 1 Grêmio.
> Campeonato Brasileiro
2ª rodada
Atlético-PR 0 x 1 Grêmio
ATLÉTICO-PR
Márcio; Rômulo, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Deivid, Marcelo Oliveira, Cléber Santana (Branquinho) e Paulo Baier (Mádson); Guerrón e Adaílton (Nieto).
Técnico: Adilson Batista
GRÊMIO
Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Neuton; Fábio Rochemback, Fernando, Lúcio e Douglas; Lins (Escudero)e Júnior Viçosa (Roberson).
Técnico: Renato Portaluppi
Gols
Atlético-PR:
Grêmio: Rafael Santos (13min/1T - contra)
Cartões amarelos
Atlético-PR: Paulo Baier, Rômulo, Branquinho
Grêmio: Rochemback, Douglas, Fernando
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Fábio Rodrigo Rubinho (MT) e Lincoln Ribeiro Taques (MT)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: domingo, 29 de maio de 2011
Tweet |