Notícia

Esportes - 03/04/2011 - Grêmio vence Veranópolis e garante a melhor campanha geral no Gauchão


Tricolor fez 2 a 1 com gols de Leandro e Borges no segundo tempo

 

Foi difícil, mas o Grêmio conseguiu uma vitória em casa  de 2 a 1 sobre o Veranópolis e garantiu a melhor campanha na classificação geral do Gauchão. Com o resultado positivo, o Tricolor chegou aos 29 pontos. O Inter, com 25 e com apenas mais uma partida pela frente, não tem mais como alcançar o Tricolor. Caso ocorra uma final do campeonato, a decisão será no Olímpico.

O jogo deste domingo só foi decidido no segundo tempo. Aos 12 minutos, Leandro abriu o placar. Aos 36, Borges ampliou o marcador. Já nos acréscimos, Renan descontou para o Veranópolis em uma falha incrível de Victor.

Com a vitória sobre o Veranópolis, o Grêmio tem o mesmo número de pontos do Cruzeiro no Grupo 2 da Taça Farroupilha. Porém, é o segundo colocado por ter dois gols a menos de saldo que o rival.

O jogo

Lento, burocrático e sem poderio ofensivo. Estas três características definem muito bem os primeiros 45 minutos do time do Grêmio contra o Veranópolis.

No começo da partida, a equipe de Renato pressionou a saída do Veranópolis. O time da Serra não conseguia ultrapassar a metade do campo com a bola dominada.

Mas depois do sufoco inicial, o Veranópolis se encontrou em campo, bloqueou os homens de frente do Grêmio e não permitiu que o time da casa assustasse.

 

 

Foto: Mauro Vieira

 

 

Praticamente todas as jogadas de ataque do Grêmio começavam pela esquerda, passavam pelos pés de Lúcio, chegavam até Bruno Collaço e acabavam na marcação do Veranópolis. Borges pouco tocou na bola durante toda a etapa inicial. Não conseguiu dar sequer um arremate. O garoto Leandro também não fez muito melhor.

As principais conclusões do time do Grêmio foram feitas de fora da área. A dificuldade era tanta que o primeiro chute perigoso só saiu aos 25 minutos, com Fábio Rochemback. Três minutos depois, o zagueiro Rodolfo obrigou o goleiro Luiz Muller a espalmar para escanteio. Mais tarde, Willian Magrão chutou desviado à direita.

O Veranópolis, que só se defendia, quase marcou em um lance sem muita pretensão. Aos 33 minutos, Alê cobrou uma falta da intermediária para dentro da área do Grêmio. Rafael Marques se passou e quase enganou Victor.

 

2º tempo

No intervalo, Renato pediu que os laterais e os volantes aparecessem mais no campo ofensivo para tentar confundir a forte marcação do Veranópolis. O time voltou para o segundo tempo atacante mais pelo lado direito.

E, somente aos quatro minutos do segundo tempo, o Grêmio criou a primeira chance clara de gol na partida. Leandro tocou para Douglas. O camisa 10 dividiu com a zaga adversária e levou vantagem. Mas, na cara do gol, chutou saiu por cima.

O jogo continuou muito difícil no segundo tempo, mas o Grêmio estava melhor distribuído em campo, atacante pelos dois lados. O primeiro gol do jogo saiu após uma cobrança de falta pela meia esquerda.

Aos 12 minutos, Leandro tentou se livrar da marcação de Fred e foi derrubado na entrada da área. Rochemback chutou forte, a bola bateu na barreira e se ofereceu para Leandro. O garoto de 17 anos soltou a bomba da entrada da área para abrir o placar: 1 a 0.

Em vantagem, o Grêmio melhorou de rendimento e passou a criar oportunidades para ampliar o marcador. Aos 16, Douglas recebeu dentro da área e chutou. A bola bateu em um zagueiro, foi rolando de mansinho, encontrou a trave e saiu em escanteio. Aos 19, Borges deu seu primeiro chute ao gol adversário e, por pouco, não marcou.

 

Foto: Mauro Vieira

 

 

 

Aos 24 minutos, alegando ter sofrido um pisão de Leandro no chão, Luiz Muller agrediu o garoto e foi expulso pelo árbitro Márcio Daronco. Alê deixou o campo para entrada do goleiro reserva Rodrigo Rocha no Veranópolis.

Aos 31 minutos, Carlos Alberto entrou no lugar de Douglas. Aos 35, Pessali substituiu Willian Magrão.

Um minuto depois de ter entrado na partida, Pessali ganhou uma jogada de Sananduva pela direita e foi puxado dentro da área. Pênalti. Carlos Alberto pediu, mas foi Borges quem foi para a cobrança. O chute saiu no canto esquerdo. O goleiro Rodrigo Rocha defendeu. A bola bateu no travessão e voltou para Borges, que completou para o gol vazio: 2 a 0.

 

 

Foto: Mauro Vieira

 

 

Aos 40 minutos, Diego Clementino entrou no lugar de Lúcio. Carlos Alberto quase marcou de cabeça aos 45 minutos. Antes, havia criado uma boa jogada na entrada da área, mas arrematou por cima. O jogador que deve atuar na quinta-feira pela Libertadores teve uma boa participação nos poucos minutos que atuou.

Já com o duelo decidido, nos acréscimos da segunda etapa, Renan bateu uma falta de muito longe. Uma pancada. Victor espalmou errado, a bola bateu no travessão, voltou nas costas do goleiro gremista, e entrou: 2 a 1, placar final.

 

FICHA DO JOGO

Grêmio
Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Willian Magrão (Pessali), Lúcio (Diego Clementino) e Douglas (Carlos Alberto); Leandro e Borges.
Técnico: Renato

Veranópolis
Luiz Müller; Fininho, Anderson Bill, Juliano e Fred; Sananduva, Naves, Alê (Rodrigo Rocha) e Raullen; Luiz Carlos Bahia (Edinho) e Fábio Oliveira (Renan)
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Taça Farroupilha - 2º turno do Gauchão
Estádio Olímpico, 16h
Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por José Franco Filho e Rafael da Silva Alves
Gol: Leandro e Borges (Grêmio) e Renan (Veranópolis)

 

 

 

 

CLIC ESPORTES

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos