Notícia

Esportes - 07/04/2011 - Grêmio vence Junior Barranquilla e está classificado às oitavas da Libertadores


Tricolor fez 2 a 0, com gols de Lúcio e Borges

Com um empate diante do Junior Barranquilla o Grêmio já garantiria a classificação para as oitavas de final da Libertadores. Mas, jogando dentro de casa, o resultado foi de vitória na noite desta quinta-feira. Lúcio no primeiro tempo, e Borges no segundo, decretaram o placar de 2 a 0 e a presença na fase seguinte.


Na próxima e última rodada da fase de grupos, o Grêmio vai lutar para assumir a liderança do Grupo 2. Para isso, precisa vencer o Oriente Petrolero fora de casa e secar o Junior, que vai enfrentar, na Colômbia, o León de Huánuco.

Primeiro tempo

Nos primeiros 10 minutos de jogo, o Grêmio teve as principais chances. O Junior foi quem chegou com perigo em uma cobrança de falta de Hernández, mas Bruno Collaço afastou de cabeça da entrada da área. Depois, só deu Grêmio no ataque.  Aos dois minutos, surgiu a primeira oportunidade clara de gol tricolor.

 

 

Foto: Diego Vara

 

 

Desatenta, a defesa do Junior não conseguiu afastar um lançamento para Douglas na entrada da área. O camisa 10 dividiu com o goleiro Viera, os dois caíram, e a bola saiu para escanteio. A torcida pediu pênalti, mas o juiz não deu. Na cobrança, Borges quase marcou de cabeça, o goleiro fez a defesa no susto, em dois tempos.

O jogo seguiu movimentado, com boa disputa no meio-campo, e ainda com mais iniciativas do Grêmio. Mas os colombianos tentavam aproveitar qualquer brecha encontrada. Aos 18 minutos, Victor quase levou a pior. Bacca foi lançado, ganhou de Rafael Marques na velocidade, driblou o camisa 1 e, quando se preparava para chutar para o gol, vazio, Rodolfo chegou para afastar.

Aos 28 e aos 29, o Grêmio ganhou duas chances na bola parada. E a bola não entrou por detalhe. Primeiro, em falta cobrada por Rochemback, o goleiro Viera espalmou por cima do travessão. No escanteio, o capitão levantou na área e Borges cabeceou. Mais uma vez o goleiro adversário fez boa defesa, na linha.

Melhor, Grêmio abre o placar

 

 

Foto: Ricardo Duarte

 

 

O dono das melhores chances e do melhor futebol apresentado até então no jogo foi recompensado. Aos 33 minutos, o Grêmio abriu o placar com Lúcio. Escudero começou a jogada rolando para Borges pela direita, o atacante colocou a bola na área, ela passou por Douglas, mas encontrou o lateral – que hoje já se sente um meio-campo – livre no lado esquerdo. Chute cruzado e 1 a 0 para o Tricolor. O primeiro gol dele neste ano.

Autor do gol, Lúcio fez um bom cruzamento em seguida. A bola passou por Borges, o goleiro não conseguiu pegar e Douglas chegou para tentar a conclusão, mas não conseguiu empurrar a bola para o gol. Viera finalmente segurou.

O técnico Oscar Quintabani teve que fazer sua primeira substituição ainda no primeiro tempo. Macías saiu lesionado para a entrada de Amaya.

O Junior teve mais chances perigosas no final do primeiro tempo. Aos 43, Bacca entrou na área e chutou cruzado pelo lado esquerdo, vencendo o goleiro Victor. Mas Bruno Collaço apareceu na hora certa para salvar o Grêmio e cortar para escanteio. Depois, o mesmo atacante arriscou de longe, mas errou.

Segundo tempo

Sem mudanças no intervalo, as equipes voltaram ao campo. E quem começou brilhando foi o goleiro do Junior. Depois de escanteio que Otálvaro afastou o perigo, Rafael Marques surgiu para cabecear com força cara a cara com Viera. E ele fez um milagre. Quando a torcida já iniciava a comemoração, ele acabou com a festa com uma bela defesa.

Como no primeiro tempo, jogo de muita movimentação no segundo. Aos 12 minutos, Douglas fez uma bela jogada pelo lado direito da área. Driblou o marcador e cruzou do fundo do campo, mas De Almeida afastou.

Tricolor amplia

 

 

Foto: Ricardo Duarte

 

 

Aos 15 minutos saiu o segundo gol do Grêmio. Se o cruzamento de Douglas não deu certo no lance anterior, a cobrança de escanteio deu resultado. Ele quase marcou gol olímpico, mas Borges se antecipou à defesa e desviou para ampliar o placar para 2 a 0. O centroavante foi logo abraçar o camisa 10 pelo belo presente.

O Junior, que já tinha desvantagem no marcador, ficou com um jogador a menos. Homero levou o segundo amarelo e foi expulso.

Em seguida, o técnico Renato partiu para as modificações na equipe. Primeiro colocou Vinícius Pacheco no lugar de Rochemback. O capitão vinha fazendo tratamento no vestiário durante a semana e foi substituído. Assim, o comandante tricolor mandou o time mais para frente. E o camisa 7, logo que entrou, lançou Borges no início da grande área. Ele chutou, mas Viera defendeu.

 

 

Foto: Ricardo Duarte

 

 

Se Viera já havia brilhado, Victor também teve seus momentos de glória no segundo tempo. Aos 25 minutos, Bacca protagonizou um belo lance pela direita e rolou para García. Sozinho, de frente para o gol, ele chutou. Victor cresceu e fez linda defesa. Depois, Hernández arriscou de bicicleta e o goleiro tricolor evitou o gol mais uma vez.

A próxima substituição de Renato foi Diego Clementino no lugar de Escudero. Aos 36, a última troca. Fernando entrou no lugar de Lúcio, com a equipe voltando a ter dois volantes.

Com o jogo já se encaminhando para o fim, Bruno Collaço perdeu uma grande chance de marcar o terceiro. Borges ajeitou e o lateral-esquerdo mandou a bomba. Mas Viera defendeu no meio do gol. Na sequência, quem teve chance foi o zagueiro Rodolfo. Borges cruzou e ele cabeceou para a defesa do goleiro.

Os três minutos de acréscimo dados pela arbitragem não alteraram o placar, que fechou em 2 a 0 para os donos da casa. Na última tentativa tricolor, Fernando arriscou de fora da área, para fora.

Fonte: ZH
Postado: Douglas Atkienson
Vídeos