Um deles é morador de Crissiumal
Em 1945, soldados brasileiros foram convocados para a 2ª Guerra Mundial. Foi mais de meio ano de combate na Itália. Muitos deles ainda estão vivos e cheios de histórias para contar.
Na semana em que se comemora 56 anos da tomada de Monte Castelo, ex-combatentes que participaram dessa experiência foram homenageados pelo 19º RC Mec de Santa Rosa.
O morador de Crissiumal Eugênio Arnildo Eckert , 84 anos e Genésio Stefanello, 89 anos, residente em Doutor Maurício Cardoso, sentem-se orgulhosos em relembrar o dia 21 de fevereiro. É o dia de compartilhar histórias da batalha de Monte Castelo, travada entre 1944 e 1945 no final da 2ª Guerra Mundial.
Os dois estavam entre os mais de 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira convocados pelos Estados Unidos para enfrentar o exército alemão. Tempo de recordar colegas mortos em combate e principalmente das conquistas. Em 239 dias de combate, os brasileiros aprisionaram mais de 20 mil inimigos.
No museu do exército de Santa Rosa estão objetos utilizados na guerra. Fotos e documentos registram a participação dos militares da região. Atualmente, sete ex-pracinhas estão vinculados ao 19º RC Mec.
Fonte: Clic RBS Santa RosaTweet |