Notícia

Educação - 15/04/2011 - Escola Rocha Pombo realiza atividades sobre história de vida


Trabalho é orientado pelas professoras Marlei Lippert e Andrea Weber

 

 

Muitas atividades podem ser realizadas quando se trata de aula de História, pois o tempo é como o vento, é como a água que passa debaixo da ponte, é como a flor que desabrocha murcha e cai. O tempo passa, a nossa história passa e ficam as marcas, as lembranças, a saudade... as histórias entrelaçam o tecido familiar em uma eterna tapeçaria.

 

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Rocha Pombo de Crissiumal orientados pelas Professoras Marlei Lippert e Andrea Weber, elaboraram a construção do livro da história de vida, que é o resgate da sua história desde a árvore genealógica que contém dados dos alunos, dos seus ancestrais, fatos e fotos que conta com a participação e conexão também dos familiares na confecção do livro. Tudo isso com o objetivo de contribuir para o conhecimento mais profundo da história de cada aluno e a valorização dos seus antepassados.

 

Este trabalho é de suma importância pois no momento que se registra os fatos é criada a própria escritura escrita para as gerações futuras e com isso jamais a história morrerá, é como a árvore que começa a sua história debaixo da terra e depois cresce, muitas atravessam gerações, séculos, assim é nossa vida, a nossa história, os nossos sonhos e esperanças.

 

No início antes de fazer o livro de vida é feito uma aula de relaxamento e meditação onde os alunos são levados ao passado, desde o momento em que foram gerados até os dias atuais. Nessa aula ocorrem muitas emoções, vários sentimentos afloram e acontecimentos esquecidos voltam a ser lembrados. Essa técnica de relax é muito emocionante, pois os alunos são levados a agradecer a sua vida, a todas as pessoas a seu lado, tudo o que possuem, a perdoar e a amar cada vez mais a si mesmo e a sua família. Os alunos relatam esse momento a seguir trechos destes: “ senti harmonia, felicidade, amor e estou mais feliz agora, foi bom saber que já sou uma vencedora antes de nascer”. “Encontrei lembranças perdidas e momentos bons”. “O bom nesta aula que a gente deixa a mente fluir, meus pensamentos e meu conviver melhorou, serei sempre grato por tudo isso e espero que outros alunos tenham a oportunidade”. “ Eu fiquei emocionada pois eu venci a batalha da vida eu nem era pra ter nascido foi por acaso, mas eu queria nascer, porque pedi para nascer”. “ foram emoções que não sabia que existiam, nunca senti isso, uma mistura de alegria com tristeza, é uma emoção que te faz rir e chorar ao lembrar de coisas que passaram mas que você realmente viveu. Foi ótimo.” “Eu senti várias emoções, sobre antes de nascer e depois de ter nascido, o som da água da cachoeira lavou minha alma e iluminou meu coração, na hora de lembrar da minha família e falar tudo aquilo que está guardado dentro de mim”.

 

Quanto mais velhos nos tornamos mais histórias temos para contar. A vida é dinâmica e não cessa. Somos proprietários de um tempo e queremos contar aos outros a respeito dele. Por isso, quanto mais vai passando nosso tempo mais acontecimentos e fragmentos temos para somar ao nossa existência. Não desvalorizemos o nosso vivido, pois a história é a marca de um tempo que foi construído por nós mesmos.

 

Editado e postado por colaborador: Paulo Ody

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos