Fenômeno durou 1 hora e 40 minutos
O eclipse total da Lua mais longo dos últimos dez anos aconteceu no final da tarde iniciar de noite desta quarta-feira, 15/06. No Brasil, ele pode ser observado a partir das 17h25min, dois minutos antes que o Sol se pôs. A duração do fenômeno nos céus brasileiros foi de uma hora e quarenta minutos. A última vez que ocorreu um fenômeno desta duração foi em julho de 2000, quando durou 1h47.
De acordo com o diretor do Planetário de São Paulo, João Paulo Delicato, a explicação do longo período de eclipse se dá por causa da posição da Lua em relação à Terra. “Ela vai atravessar a sombra da Terra pelo meio, pegando a sombra inteira e permanecendo mais tempo nela”, disse ao iG.
A lua cheia normalmente fica avermelhada em um eclipse, por causa da luz solar refratada pela Terra. Um eclipse total ocorre quando a lua passa pela longa sombra da Terra produzida pela luz solar. Enquanto a Lua fica imersa na sombra da Terra, um disco ao seu redor aparece e gradualmente vai mudando de cor, passando para prata, laranja e vermelho. Isto acontece porque de alguns raios de sol indiretos conseguem alcançar a Lua, após passarem pela atmosfera da Terra que dispersa luz azul.
Delicato afirma que o eclipse foi observado em qualquer lugar do Brasil, principalmente na costa do país.
O eclipse inteiro vai durou 5 horas e meia. A América do Sul teve a melhor visão do fenômeno, que pode ser feita a olhos nus.
Em Crissiumal no momento do eclipse não havia uma nuvem sequer no céu, o que facilitou bastante a sua visualização. Confira abaixo algumas fotos do Guia Crissiumal do fenômeno:
Fonte: AP / Guia Crissiumal
Fotos: Guia Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |