Notícia

Clima - 18/06/2011 - Domingo de tempo instável abre semana de muita chuva no RS


Há risco de temporais após sábado de 30°C no Noroeste gaúcho

O domingo deve ser de muitas nuvens no Estado com pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes, e risco de temporais de vento e granizo principalmente no Sul e no Oeste. Na Metade Norte a cobertura de nebulosidade deve ser novamente menor com presença de ar quente e forte aquecimento, mas a umidade e o ar quente podem trazer pancadas de chuva e temporais localizados.

Porto Alegre vai estar na área de transição do mau tempo do Sul e mais seco do Norte gaúcho e deve começar o domingo com muitas nuvens, mas durante o dia não se descarta a possibilidade do sol aparecer ainda com nebulosidade. As máximas na Capital, de acordo com a MetSul, podem atingir entre 24ºC e 26ºC, mas não estão afastados valores mais altos.

A semana deve ser de muita instabilidade no Rio Grande do Sul e com altos volumes de chuva. Em apenas cinco a sete dias, algumas cidades do Estado podem registrar precipitação tão alta quanto 150 a 200 milímetros, superando a média de todo o mês. Em Bagé, onde choveu 62 milímetros nas barragens na sexta-feira, voltará a chover forte e os acumulados da semana podem se aproximar ou superar 100 milímetros em parte da cidade, o que pode, segundo a MetSul, permitir às autoridades reduzir o número de horas de racionamento de água.

Deve chover no Rio Grande do Sul todos os dias, pelo menos, até a quinta-feira. A chuva em alguns momentos pode ser forte a torrencial, podendo cair com força neste começo de semana principalmente na Metade Sul e se intensificando na maioria das regiões entre a quarta e a quinta-feira, quando se aproximar uma massa de ar frio. Com a tendência de alguns períodos de chuva forte a intensa no decorrer da semana e volumes elevados em várias regiões, alagamentos poderão ser registrados em áreas urbanas e os níveis de vários rios devem subir.

Uma frente quente avançou pelo Rio Grande do Sul durante o sábado, trazendo muito nevoeiro para o Sul e o Leste do Estado enquanto no Noroeste gaúcho o dia foi de sol e forte calor. A máxima registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 28,2ºC em Iraí. Marca idêntica foi anotada por estação automática de colaborador da MetSul em Santa Rosa. No mesmo horário em que a temperatura atingia quase 30ºC no Noroeste do Estado, cidades do Sul gaúcho registravam 14ºC. A tarde foi mais quente neste sábado em Vacaria, a mil metros de altitude, do que em Porto Alegre.

De acordo com o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, o avanço do ar quente determinou a abertura do tempo com sol e o aquecimento no interior. “Frentes quentes são muito menos comuns que as frias e têm tido uma alta incidência nos últimos anos em junho”, explicou. Conforme Nachtigall, é comum que na dianteira de uma frente quente seja registrado longo e denso nevoeiro, como se observou durante o dia no Leste do Estado.

A preocupação a partir de agora passa a ser o risco de chuva forte e temporais, adverte a MetSul Meteorologia. Fortes a intensas tempestades, com potencial de provocar danos, devem atingir o Uruguai e o Centro da Argentina no final deste sábado e no decorrer do domingo. Os temporais podem se estender ao Rio Grande do Sul com maior risco para as Metades Sul e Oeste.




Fonte: MetSul

Foto: www.guiacrissiumal.com.br

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos