Notícia

- 07/04/2011 - Dia Mundial da Saúde - 7 de Abril de 2011


Combate à Resistência Antimicrobiana

 

O combate à resistência antimicrobiana é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de Abril de 2011. A resistência ocorre quando os microorganismos - bactérias, vírus, fungos e parasitas - se tornam resistentes à maior parte dos remédios usados nos tratamentos e passam a ser chamados de superbactérias.

 

Segundo informações da OMS, a resistência aos antimicrobianos ameaça vários tratamentos, como o controle do HIV, da malária e da tuberculose - três das principais causas de mortalidade por doenças infecciosas no mundo. Os germes resistentes elevam o risco de morte, são transmitidos entre as pessoas e geram grandes custos tanto para os pacientes quanto para a sociedade. A cada ano surgem no mundo 440 mil casos de tuberculose resistentes e cerca de 150 mil óbitos.

 

A organização alerta que o aumento de casos está relacionado ao uso indiscriminado de medicamentos, principalmente antibióticos, ao abandono de tratamentos, prescrições erradas, remédios de baixa qualidade e falta de controle e empenho por parte dos governos.
No Dia Mundial da Saúde, a OMS lançará uma política com seis pontos para o controle da resistência antimicrobiana e apelará aos países e autoridades de saúde para que a adotem. Por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a venda de antibióticos nas farmácias e drogarias do País somente pode ser realizada com apresentação de duas vias da prescrição médica. A iniciativa pretende restringir a automedicação. Uma via é retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente.

 

Fonte: Instituto Racine

 

 

 

Cuidar do Lixo também é cuidar da saúde

 

Todos países deveriam ter projetos nacionais para eliminação do lixo. Produzir apenas coisas verdadeiramente necessárias e duráveis. Transformar em adubo todo lixo orgânico. O desenvolvimento de novos tipos de materiais de construção criados a partir do lixo, é uma das mais interessantes criações do homem. Aqui em nossa região os pneus usados que eram um problema sério para as prefeituras, abandonados, se transformavam em criadouros para as larvas do mosquito da dengue.


Hoje esses pneus são recolhidos pelas prefeituras de: Crissiumal, São Martinho, Sede Nova, Esperança do Sul, Campo Novo, Bom Progresso, Humaitá, Braga, Tiradentes do Sul e Três Passos,
integrantes do Citresu (consorcio de reciclagem do lixo), são mensalmente enviados para São Paulo, onde são transformados em materiais para construção civil (Cimento, Tijolos, etc.).


Em Pernambuco estão reciclando o tubo da pasta de dente. As crianças de uma escola pernambucana, estão sentadas em cima de carteiras e classes de tubos de pasta de dente. A reciclagem dos tubos de pasta dente dá origem a vários produtos (armários, telhas, carteiras escolares). As mais procuradas são as telhas ecológicas. Com a reciclagem de 400 toneladas de resíduos por mês são produzidas 40.000 telhas. Assim, além de dar fim ao lixo, que serviria apenas como material poluente há geração de emprego.

Autor: Dr. Figueiredo
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos