Notícia

Esportes - 22/05/2011 - De virada, o Grêmio perde para o Corinthians no Olímpico


Corinthians venceu por 2 a 1

 

Na sua 20ª estreia em Campeonatos Brasileiros atuando no Estádio Olímpico, o Grêmio foi derrotado pela primeira vez ao levar a virada de 2 a 1 do Corinthians na tarde deste domingo, diante de 22.147 torcedores.

Todos os gols foram anotados no segundo tempo. Aos 14 minutos, de pênalti, Douglas marcou primeiro para o Tricolor. Mas, também da marca da cal, Chicão empatou aos 21 e aos 28 Liedson fechou o placar.

Daqui uma semana, também às 16h, na Arena da Baixada, o Grêmio encara o Atlético-PR pela 2ª rodada. O Furacão iniciou a competição perdendo por 3 a 0 para o xará de Minas Gerais no confronto disputado na Arena do Jacaré, no sábado.

 

- O jogo

No abafa, o Grêmio iniciou a partida não permitindo que o Corinthians ultrapassasse a linha central do gramado. No entanto, apesar da pressão, com direito a falta cobrada por Douglas na barreira e aperto no goleiro Julio Cesar, os donos da casa não conseguiram concluir uma vez sequer em gol.

Pouco a pouco os visitantes equilibraram as ações e foram responsáveis pelo primeiro arremate do jogo. Com 13 minutos, Morais recebeu pouco antes da meia-lua e bateu fraco à esquerda de Victor. O Tricolor foi ameaçar mesmo somente aos 19, em uma cobrança de escanteio realizada por Douglas da direita de ataque, que obrigou o goleiro a recuar para defender de soco.

Devido aos muitos erros de passes de ambas as equipes, os ataques eram pouco municiados e, por consequência, as defesas tinham sua vida facilitada e interceptavam com tranquilidade as tímidas investidas ofensivas.

Quando o cronômetro do fraco árbitro pernambucano Nielson Nogueira já apontava 30 minutos é que o Grêmio criou boa oportunidade em um lance bonito plasticamente. No corta-luz de Douglas para Leandro do meio para a direita, na entrada da área, o garoto centrou para Júnior Viçosa emendar com uma puxeta que passou por cima do travessão.

Na sequência, aos 32 e 33min, foi a vez do Corinthians tentar com chutes de fora da área de Willian, por cima, e Morais, que Victor defendeu rente ao chão caindo no canto esquerdo. Enquanto isso, o Tricolor tentava chegar à abertura do escore com bolas levantadas na área que não resultaram em uma única conclusão.

Antes que fosse decretado o intervalo, aos 39, Rodolfo torceu o tornozelo esquerdo em uma disputa de bola com Alessandro e necessitou ser substituído por Escudero. A alteração de peças provocou também uma nova distribuição das mesmas, com Neuton passando para a zaga ao lado de Saimon e Lúcio sendo deslocado para a lateral esquerda.

Sem novas substituições na volta para o segundo tempo, o panorama permaneceu idêntico à primeira etapa. Ou seja, fraco tecnicamente. Para acabar com a mesmice apareceu a velocidade de Leandro. Em uma arrancada desde o meio-de-campo, o garoto que estava apagado até então, foi parado somente no toque de Leandro Castán já dentro da área. Aos 14 minutos, Douglas deslocou o goleiro e abriu a contagem em cobrança perfeita.

Atrás no marcador, o Timão não se abateu e logo aos 17 já poderia ter empatado na pancada de Paulinho de dentro da área pela esquerda que Neuton salvou em cima da linha de cabeça. No entanto, passado mais quatro minutos, Lúcio fez pênalti em Liedson e Chicão cobrou para deixar tudo igual.

Sem encontrar soluções ofensivas, o técnico Renato Portaluppi trocou Viçosa por Lins aos 27 e sem tempo para ver o efeito da modificação, viu Liedson virar o jogo. Depois da cobrança de lateral pela direita de ataque, Danilo desviou de cabeça para o centroavante que não marcava há aproximadamente um mês volear para o fundo do gol.

Com 35 minutos, foi a vez de Willian Magrão ir a campo na vaga de Adilson. Aos 37, se não fosse Victor, o Corinthians teria feito o terceiro no chute de Paulinho que foi espalmado para escanteio. Por sua vez, o Grêmio esteve perto de empatar somente aos 39min, quando Escudero pegou o rebote de escanteio e mandou de canhota perto do ângulo esquerdo do arqueiro paulista.

Fim de jogo e fortes vaias e gritos de indignação direcionados ao presidente Paulo Odone.

 

> Campeonato Brasileiro
1ª rodada

Grêmio 1 x 2 Corinthians

GRÊMIO

Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rodolfo (Escudero) e Neuton; Rochemback, Adilson (Willian Magrao), Lúcio e Douglas; Leandro e Júnior Viçosa (Lins).
Técnico: Renato Portaluppi

CORINTHIANS

Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Ramírez (Moradei) e Morais (Danilo); Willian (Jorge Henrique) e Liedson.
Técnico: Tite

Gols:
Grêmio:
Douglas (pênalti - 14min/2ºT)
Corinthians: Chicão (pênalti - 21min/2ºT); Liedson (28min/2ºT)

Cartões amarelos:
Grêmio:
Corinthians:
Ramírez, Paulinho, Chicão e Jorge Henrique

Árbitro:
Nielson Nogueira (PE)
Assistentes: Erich Bandeira (PE) e Carlos Berkenbrock (PE)

Local: Estádio da Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: domingo, 23 de maio de 2011

Público total:
22.147
Público pagante:
19.002
Renda:
R$ 378.291,00

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos