Notícia

Leite - 08/01/2011 - Consumo forte pode elevar preço do leite na região Sul


O início do ano é um período de estabilidade com tendência de queda no preço do litro do leite. É uma época com redução no consumo e de produção forte. Este ano, no entanto, a situação mudou um pouco. ''Estamos com a produção normal, mas o consumo certamente aumentou. Com isso há um equilíbrio entre oferta e demanda, mas não há grandes estoques'', avalia o vice-presidente do Conselho Partitário dos Produtores e Indústria de Leite do Paraná (Conseleite), Ronei Volpi.

O cenário, para Volpi, é de manutenção do preço do litro de leite em janeiro. ''Mas em fevereiro há uma expectativa de alta'', aponta. A pressão para aumento nos preços é ainda maior no Sul do país, notadamente no Rio Grande do Sul e no Paraná. É que nesses estados a maior parte da produção ocorre de junho a agosto. ''Tivemos problemas com a estiagem no Rio Grande do Sul'', explica.

Mas a principal pressão sobre o valor do produto vem mesmo dos supermercados. ''Ainda não temos os números consolidados, mas temos observado um aumento significativo no consumo do leite e também de queijos e derivados'', adianta. Volpi credita o maior volume de venda à evolução no poder aquisitivo da população.

O diretor executivo da Frimesa, Elias José Zydek, diz que a situação, por enquanto, é estável. ''Não vamos ter queda de preço, mas também não há risco de desabastecimento'', avalia. Dados do Cepea/ESALQ-USP mostram que de outubro a novembro o preço do litro do leite subiu 4% no Rio Grande do Sul e no Paraná enquanto no resto do país a oscilação ficou em 2%. O litro de leite dos gaúchos ficou 3% mais caro de novembro para dezembro.

''É normal que a produção no Sul nesse período do ano seja reduzida'', explica a pesquisadora do Cepea, Aline Barrozo Ferro. O último boletim de análise do mercado de leite emitido pela instituição apontou preço médio de R$ 0,7207 pelo litro, aumento de 0,9% frente a novembro.

A matéria é de Rosiane Correia de Freitas, publicada na Folha de Londrina, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos