Durante a quarta-feira 200mm provocaram muitos estragos em Crissiumal e região
A chuva que cai em Crisiumal desde a última seguinda-feira, 20/06, já acumula 277mm. Nosso ponto de medição é na sede do www.guiacrissiumal.com.br. Somente na quarta-feira tivemos 200mm de chuva, e o frio vem agora com bastante força.
Confira abaixo a chuva em cada dia desta semana:
Segunda-feira – 11mm
Terça-feira – 15mm
Quarta-feira – 200mm
Quinta-feira – 8mm
Sexta-feira – 20mm
Sábado (até as 9:00) – 23mm
O prefeito de Crissiumal Sérgio Drumm relatou nesta quinta e sexta-feira, em entrevista a RBSTV e Rádio Metrópole, que assim que parar a chuva a secretaria municipal de obras estará de imediato tentando resolves os problemas mais urgentes deixados pela chuvarada no interior do município. Os que mais preocupam são o pontilhão do Lajeado Teimoso que foi parcialmente levado pela correnteza e a ponte / barragem do Lajeado Caçador, onde a força da água abriu uma cratera de mais de 3 metros de fundura. Além também da condição das estradas, que ficaram intransitáveis em alguns locais em virtude da excessiva chuva.
A previsão é de ainda pode chover fraco durante o sábado em Crissiumal.
Abaixo alerta de frio da Metsul Meteorologia:
A Metsul alerta para frio muito intenso no Estado e no Sul do Brasil neste fim de semana, sobretudo no domingo, e no começo da semana. O frio aumenta bastante no domingo que deve ser um dia gélido no Estado. Na segunda, piora e a jornada tende a ser extremamente fria, recordando alguns dos dias mais frios dos últimos anos tanto em Porto Alegre como no interior gaúcho, Santa Catarina e parte do Paraná. Segunda área de baixa pressão deve atuar no Estado entre domingo e segunda-feira, o que resultará em instabilidade e muito frio.
Grande parte dos municípios do Rio Grande do Sul, na realidade quase todos, deve ter mínimas perto de 0ºC ou com valores negativos na primeira metade da semana que vem, o que deve se repetir na maior parte de Santa Catarina. Pode se formar gelo na pista de rodovias das partes altas dos dois estados. Nos Aparados não estão descartadas mínimas de 3ºC a 5ºC negativos, até mais gélidas em baixadas. No Planalto Sul Catarinense o frio pode atingir 6ºC a 8ºC negativos, talvez chegando à casa de -9ºC na região de Urupema. Veja como o frio deve estar concentrado sobre o Sul do Brasil devido à baixa fria segregada.
A MetSul adverte que as tardes de domingo e da segunda-feira no Rio Grande do Sul serão geladas e mesmo onde o sol aparecer o frio será intenso o dia todo com máximas abaixo de 10ºC em inúmeras localidades (gráfico abaixo com a projeção de anomalias de temperatura média diária para Porto Alegre). Deve gear em todo o Rio Grande do Sul na primeira metade da semana que vem, sobretudo na terça, quando deve ser mais ampla, devendo o fenômeno ser observado mesmo em partes da Capital e da faixa litorânea. A geada pode ser forte a intensa em alguns municípios.
Fonte: Guia Crissiumal / Metsul
Foto: Guia Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Tweet |