Notícia

- 24/01/2011 - A opinião local sobre o futebol nesta segunda-feira


Pautas: Campeonato da Afucomaio, Liga dos Campeões, Gauchão, Libertadores e Jonas

Boa tarde galera!

 

Segue a minha opinião sobre o futebol no geral nesta segunda-feira, onde a nação tricolor foi abalada pela perda do seu artilheiro Jonas.

 

Futebol Local:

O Campeonato da Afucomaio teve mais uma rodada adiada pela chuva na última sexta-feira. Se o tempo permitir acontecem nesta segunda-feira, hoje, 4 jogos da categoria livre, importantíssimos nas definições dos classificados para a 2ª fase. Destaque para o 2º jogo da noite, onde São José e Crissiumal Esportes / 92FM decidem a primeira colocação provisória do Grupo B.

Os dois principais destaques da competição até aqui são dois meias, Neco (Marcelo Motors) e Valdo (Ouro Verde). Os dois vem jogando demais, Neco tem 4 gols em dois jogos e Valdo tem 3 gols em dois jogos. Fora as assistências que ambos já deram.

 

A Liga dos Campeões de 2011 começa com os mesmos problemas de outros anos. A  divulgação da competição é muito fraca. Nada é repassado para a imprensa. Havia sido divulgado que no dia 23 (ontem) teríamos o Torneio Início, ninguém ainda sabe se saiu ou não, já que nada é repassado a imprensa. Nem mesmo foram repassados os grupo e carnê de jogos. Alô organização, estamos no aguardo das informações, meu e-mail é clecio.ruver@hotmail.com.

 

O Miraguai já está com sua equipe montada e atletas inscritos. Durante a semana, com total exclusividade estaremos trazendo uma matéria completa sobre a equipe crissiumalense que participa da Liga dos Campeões. Com os nomes dos atletas inscritos e tudo mais. Acompanhe !!!

 

Estive lendo no final de semana, no Jornal Atos e Fatos de Três Passos, sobre o TAC, representante regional no futebol profissional (Campeonato Gaúcho Série B). Segundo a imprensa três-passense desta vez o TAC vem para brigar pelo acesso. O grupo tem alguns jogadores experientes e outros muito jovens. Alguns conhecidos de outras temporadas outros não. É visível que o nível da segundona diminui muito. Times como o TAC e o Tupy de 2006 certamente brigariam pelo acesso agora. Mas primeiro precisamos ver a equipe em campo para depois avaliar. Boa sorte ao TAC.

 

Futebol Estadual:

É sofrível o nível dos jogos do Gauchão 2011. Não assisti ainda um jogo que presta. A dupla gre-nal se utilizando de times reservas ajuda, mas os times do interior são muito ruins. Outro fator que ajuda a piorar o nível dos jogos é a falta de público. O Grêmio lidera seu grupo, o Internacional divide a liderança do seu, e no domingo teremos gre-nal, mas ninguém quer saber de um gre-nal de reservas, ainda mais realizado em outro país. Os torcedores gremistas e colorados estão ansiosos é pela estréia da sua equipe na Taça Libertadores.

 

O Grêmio ainda carece de ritmo de jogo e ajustes na defesa e meio de campo. Fábio Santos não era nenhum craque, mas era melhor lateral do que os que permaneceram no Olímpico. Lúcio não tem qualidade suficiente na marcação, vamos ver quem Renato escalará por ali. No meio ainda não se sabe quem jogará também. O ano não começa bom na Azenha como se esperava, o time que terminou tão bem o brasileirão começa o ano com uma queda de braço de Renato com o vice de futebol Vicente Martins, onde logo-logo um dos dois irá dançar e uma briga desnecessária de Jonas com a torcida.

 

No final da manhã desta segunda-feira soou como uma bomba entre os gremistas a venda de Jonas para o Valência da Espanha, por ridículos 2 milhões de reais. Valor que vale qualquer jogador médio em início de carreira, e não deveria ser o valor da multa do artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2010. Acredito que o Grêmio num todo (direção, treinador e torcida) não deram o valor necessário a Jonas. Acredito que o desentendimento de sexta-feira no jogo com o São José foi a gota d”água de vários problemas que vinham se arrastando. Quando falo torcida, não estou falando do torcedor que assiste o jogo na frente da TV a mais de 500 KM do jogo. Falo do torcedor que vaiou Jonas na última sexta. Jonas se sentiu desprestigiado em virtude da “novela Ronaldinho”, que fez a direção do Grêmio arrumar dinheiro de todos os cantos para trazer o “craque”, e não fez nenhum esforço para mantê-lo. Na minha humilde opinião Jonas atualmente joga muito mais que Ronaldinho, e era muito mais útil a equipe. Então são vários fatores que desencadearam nesta saída do melhor jogador do Grêmio nas últimas temporadas, e o pior de tudo, faltando dois dias para começar a Libertadores, a competição prioritária de todos os clubes das Américas e praticamente sem bons atacantes disponíveis no mercado. Se eu fosse direção do Grêmio agiria rápido, e traria um nome de exceção, para “me limpar” com a torcida. Investiria até mesmo em nomes que o Internacional buscou há pouco tempo, como o argentino Palácio do Gênoa da Itália, ou Ricardo Oliveira, ex São Paulo e atualmente no Al Jazira dos Emirados Arábes. Ambos jogadores com características parecidas a Jonas. Mas uma certeza poderão ter, a atual direção do Grêmio já extrapolou a sua cota de erros de toda o mandato no primeiro mês de gestão, está muito queimada com o torcedor, e agora em diante cada erro será mais cobrado ainda.

 

O Internacional que mal se reapresentou, vem jogando o gauchão com os meninos do time B, começa a temporada praticamente com a mesma equipe de 2010, as novidades são os atacantes Zé Roberto e Cavenaghi. Zé Roberto é jogador de velocidade e pode tanto atuar como meia ou como 2º atacante. Já Cavenaghi, embora seja atacante de área, se movimenta bastante e participa do jogo. São dois reforços de qualidade para uma equipe que ainda necessitas de ajustes defensivos pelo que demonstrou no mundial de clubes. Gostaria de ver o Internacional jogando sem volante fixo, no 4-2-3-1, com Tinga e Guinazu de volantes, Zé Roberto, D”Alessandro e Sóbis na linha de três meias e Cavenaghi de atacante. Zé Eduardo do Santos também poderá vir.

 

Futebol Nacional:

Num dos jogos que assisti no final de semana vi a Ponte Preta, depois de 12 jogos sem vitórias bater o São Paulo no Morumbi, na festa de aniversário de 38 anos de Rogério Ceni, que não deve ter ficado nada feliz com o presente. Mas o São Paulo é um time engessado, previsível e sem velocidade. Também em São Paulo vi o Corinthians jogar mal e empatar com o Noroeste em casa. Tarde infeliz de Roberto Carlos, que entregou um gol e quase entregou outro. Legal foi ver o Corinthians com Dentinho e Jorge Henrique dos lados e Ronaldo centralizado. O Fofomeno está tão gordo que não conseguia acompanhar os ataques, principalmente os contra ataques, o Corinthians tem sorte do seu adversário da Pré-Libertadores ser mais fraco que os adversários do Paulistão. O Santos segue atropelando e jogando bem, mesmo sem Neymar. E o Palmeiras, mesmo se arrastando venceu mais uma.

 

No Rio de Janeiro Flamengo, Fluminense e Botafogo vem jogando bem e liderando o estadual. Já o Vasco perdeu as duas que jogou, e isto que só enfrentou times pequenos até aqui, imagina no clássico.

 

Futebol Internacional:

Na Alemanha o Borussia Dortmund segue atropelando e liderando com folga. O Bayern goleou e finalmente entrou na zona de classificação para a Liga dos Campeões depois de começar muito mal.

Na Itália a Inter perdeu para a Udinese, a Lazio perdeu para o Bologna e o Milan venceu e abriu vantagem na liderança novamente.

Na Espanha para variar Barcelona e Real venceram.

Na Inglaterra o Manchester atropelou o Birminghan e contou com a derrota do Manchester City para abrir vantagem na liderança.

 

Um grande abraço e até a próxima.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos