Notícia

Cultura - 30/12/2020 - Atores do Grupo Teatral Atuarte de Boa Vista do Buricá conquistam registro profissional


O Grupo Teatral Atuarte surgiu em 2014

Apesar de ser um ano atípico sem ensaios presencias, o Grupo Teatral Atuarte não deu descanso, conquistando o Registro Profissional de 9 de seus atores através de uma banca composta por profissionais da área, onde foram avaliados materiais gráficos, de vídeo e imagem, além da técnica e talento desenvolvidos ao longo dos 7 anos de grupo.

O Grupo Teatral Atuarte surgiu em 2014, fruto da Oficina Municipal de Teatro oferecida gratuitamente pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. Desde sua formação, o grupo já participou de apresentações locais e regionais, além de festivais, recebendo premiações em nível nacional e internacional. E, dessa forma, capacitando seus atores que são, em grande parte, boavistenses.

Dirigido e ensaiado pela atriz Simone Roppa Costa, na oficina são desenvolvidas habilidades relacionadas interpretação textual, expressão corporal, postura, equilíbrio, utilização do espaço, ritmo, expressão vocal, dicção, volume vocal, improvisação teatral, concentração, foco, ação no jogo, composição de cenas, maquiagem artística, cenografia, preparação de material cênico e figurinos. A cada ano, o elenco se renova e se qualifica, são montadas novas peças, quadros e esquetes que são apresentadas primeiramente em nosso município. Em virtude da grande participação e apoio do público boavistense, podemos afirmar que esta é uma conquista da comunidade.

O Registro Profissional, é conhecido como “DRT” (Delegacia Regional do Trabalho) regulamenta a profissão do ator (Lei nº 6.533 de 1978) e permite a atuação e técnica em teatro, TV e cinema e é emitido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões (SATED).

Segundo o SATED, quando se diz que o indivíduo tem um registro profissional, entende-se que adquiriu sua experiência não somente de maneira empírica, mas que teve toda uma bagagem cultural, acadêmica, filosófica e artística, portanto está capacitado a exercer sua profissão. Assim, os atores deixam de ser amadores e tornam-se profissionais nas áreas abaixo listadas:

Adrian Schuster Stroher (14 anos): Ator

Adriel Schuster Stroher (14 anos): Ator

Daniele Luiza Wilhelm (21 anos): Atriz, assistente de direção, contra-regra, operador de som e operador de luz.

Danielly Roppa Viana (11 anos): Atriz

Érick Ames (19 anos): Ator, cenotécnico, contra-regra, operador de luz e operador de som.

Giovana Laís Eckert (21 anos): Atriz, camareira, contra-regra, operador de som e operador de luz.

Matheus André Luft (18 anos): Ator, contrarregra, operador de som, operador de luz e maquiador.

Simone Roppa Costa (32 anos): Cenógrafa, coreógrafa, diretora, figurinista, diretora de produção.

William Rafael Rodrigues (16 anos): Ator e contra-regra.

Fonte: Prefeitura Municipal de Boa Vista do Buricá

Postado: Leila Ruver
Vídeos