Notícia

Agricultura - 30/11/2018 - Inspetoria Veterinária de Crissiumal emite nota sobre prorrogação do prazo de vacinação da febre aftosa


Em Crissiumal 6539 animais já foram vacinados

A inspetoria Veterinária de Crisisumal informa que a segunda etapa de vacinação contra a Febre Aftosa do ano de 2018, foi prorrogada até a data de 10/12/2018.

Solicita-se que os produtores rurais que ainda não conseguiram adquirir suas doses, conversem com seus vizinhos para realizar uma organização na aquisição das doses de forma conjunta, assim o desperdício de doses será menor, e as doses disponíveis no município serão suficientes.

A quantidade total de bovinos a serem vacinados contra febre aftosa nessa etapa são 9.743 e já foram vacinados 6.539 animais até a data 29/11/2018. Assim a cobertura vacinal está em 67,11%.  ainda será necessário a aquisição de 3.204 doses para que nosso índice vacinal atinja 100% dos bovinos imunizados. 

Relembramos que a Febre Aftosa é uma doença altamente contagiosa e se espalha rapidamente. Os animais têm febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas, babam, mancam, arrepiam o pelo e não comem. As espécies animais que podem desenvolver a doenças são bovinos, bubalinos(búfalos), caprinos, ovinos e animais silvestres que possuam casco fendio (duas unhas). A vacinação é fundamental para a erradicação e prevenção da Aftosa.  

A vacinação é obrigatória e de responsabilidade do produtor rural que tem em posse os bovinos. Assim fica claramente  definido que cada produtor deve realizar a compra de suas doses de vacina, vacinar e apresentar suas notas de compra na Inspetoria Veterinária de referência, ficando responsabilizado de assinar a ficha de homologação e guardar a nota de compra, para futura comprovação deste quesito.

Lembramos que as agropecuárias não tem obrigação de dispor das doses para os produtores, apenas estão habilitadas para realizar a venda. As doses para o rebanho de Crissiumal, que foram disponibilizadas até hoje, já supera o número de animais existentes, mas pelo desperdício que acontece, pela quebra de doses e sobra, o rebanho inadimplente ainda é 30%.

Ressaltamos que será importante a união entre produtores para realizar compra em conjunto.

A matéria anteriormente postada em nosso site sobre a prorrogação até dia 15, foi equivocada. Baseada em uma informação errada que a AEAPI passou para a FETAG.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos