Notícia

Esportes - 30/04/2013 - Tupi FC completa 64 anos nesta quarta-feira, vivo e cheio de objetivos


Quarta-feira terá festa ao longo do dia

 

O Tupi FC completa nesta quarta-feira, dia 01º de maio, 64 anos de sua fundação, vivo, cheio de objetivos e prestes a disputar mais uma edição do Campeonato Gaúcho da Série B que inicia em agosto.

 

Para comemorar, Tupi FC e Master Tupy FC, em parceria realizam grande festividade nesta quarta-feira (01º de maio), com três jogos de futebol pela manhã no Estádio Rubro-Negro, almoço ao meio dia no Clube Aquático Dourados, com homenagens e recordações, de quem fez a história do clube ao longo dos anos. Durante a tarde, ainda dentro das comemorações, Escolinha Rubro-Negra (sub 13 e sub 15) e Trianon Crissiumalense (sub 17) entram em campo no Estádio Rubro-Negro pela 5ª Copa Carlos Eduardo para categorias de base, onde enfrentam Humaitá.

 

Na fundação em 01º de maio de 1949, o primeiro campo do Tupi FC era localizado nas imediações da atual Praça 25 de Julho, Praça da Matriz. Mais tarde a sede do clube foi instalada nas imediações do atual Clube Aquático Dourados e depois na saída para Horizontina, nas proximidades da Oficina Johan. Na Administração de Alcido Brust e por indicação de Ricardo Vettorello, o campo foi construído onde hoje está o Estádio Rubro-Negro, que nos anos 70 e 80 recebeu jogos inesquecíveis como Tupi x Grêmio e Tupi x América RJ (na época uma das potências do futebol nacional. Por várias vezes nestas décadas o clube disputou a Copa Governador do Estado (atual Copa FGF) e esteve perto de integrar a elite do futebol gaúcho. Também foram os anos áureos do clube em relação às revelações, quando mostrou ao mundo Beto, Taffarel e Danrlei, três ícones na posição de goleiro.

 

Sem muitos títulos ao longo de sua história profissional, o Tupi FC atuou no amadorismo nas décadas de 50 e 60, se profissionalizou em parte dos anos 70 e 80, fechou as portas no início dos anos 90, voltou ao futebol amador entre 1997 e 2004 quando conquistou vários títulos regionais. Em 2005 e 2006 fez boas campanhas na Série B do Campeonato Gaúcho, mas as dificuldades financeiras fizeram o clube fechar as portas mais uma vez. Partindo da estaca zero, apenas com o Estádio, a bravura de alguns dirigentes e os apaixonados torcedores o Tupi FC voltou ao cenário estadual em 2012, jogando o Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão, alcançando uma excelente 6ª colocação, batendo alguns fortes adversários e saindo invicto dos jogos no Estádio Rubro-Negro, sofrendo a eliminação na triste tarde de 21 de outubro, quando o “Time Guerreiro” comandado por Paulo Henrique Marques foi derrotado nos pênaltis pelo Garibaldi e ficou de fora das semifinais, em uma tarde de invasão da “Índio Guerreiro”, que levou mais de 100 pessoas ao Estádio Alcides Santa Rosa na Serra Gaúcha.

 

Neste ano, com uma melhor estrutura, o clube voltará a disputa em agosto, com apresentação do grupo em 15 de junho. O congresso técnico acontece no dia 06 de maio.

 

O Guia Crissiumal estará fazendo a cobertura da festividade desta quarta-feira, feriado nacional do Dia do Trabalhador.

 

Vida Longa ao Tupi !!!

 

Fotos: Ataídes de Almeida / Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos