Notícia

Agricultura - 29/09/2020 - EMATER faz live na região de Ijuí para celebrar Semana da Água no RS


Veja a programação

Para celebrar a Semana da Água no Rio Grande do Sul, que acontece de 25 de setembro a 03 de outubro, a Emater/RS-Ascar mobiliza nesta quarta-feira (30/09), às 9h, extensionistas da região de Ijuí para uma capacitação online sobre proteção, preservação e recuperação de nascentes e olhos d’água.

De acordo com a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Isabel Robaert de Souza, estão planejadas e em execução, na região de Ijuí, a proteção de 48 nascentes e/ou olhos d’água, que irão beneficiar 51 famílias. Para tanto, a Emater/RS – Ascar elaborou um roteiro técnico, uma espécie de passo a passo, que tem o objetivo de orientar seus extensionistas no modo de proceder, de acordo com as resoluções 314/2016, 361/2017 e 362/2017 do Conselho Estadual de Meio Ambiente.

No ano passado, foram protegidas, no meio rural do Rio Grande do Sul, 979 nascentes ou olhos d’água. A ação, que beneficiou 1.457 famílias, foi supervisionada pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

"Estas nascentes têm valor inestimável. Além de fornecer água para as famílias, são elas que alimentam os rios e riachos", disse Isabel.

Ainda de acordo com Isabel, a proteção das fontes de água é considerada, por lei, atividade eventual ou de baixo impacto ambiental e de proteção sanitária, razão pela qual é permitida pela legislação.

 

Veja a programação

Proteção, preservação e recuperação de nascentes e olhos d’água: gerente da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Carlos Turra, e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Gabriel Katz.

Cenários da qualidade das águas e Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental (Vigiágua): farmacêutica e especialista em Saúde da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Édina Fell; coordenador técnico da Vigilância Ambiental Carlos Noll e biólogo e especialista em Saúde, Alan Carminatti, ambos da 17ª CRS; engenheiro químico e especialista em Saúde da 19ª CRS, Max de Carvalho.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos