Notícia

Texto de Opinião - 29/08/2025 - Só o perdão liberta


Por Padre Renato José Rohr

A misericórdia divina liberta o ser humano. O perdão mútuo liberta a cada um. Se grande é aquele que se humilha. Digno de perdão é quem se arrepende. A vida toda é tempo de perdoar e ser perdoado.

O ser humano vive e se sente como ele quer. Sentimento de arrependimento e de perdão permeiam a vida de cada um que quer viver a vida livre e feliz. Ninguém vive feliz se não perdoa. Ressentimento e mágoa são sentimentos de quem não sabe ser feliz. Custa perdoar? Para Jesus custou a cruz. Errar é humano perdoar é divino. A experiência do erro todo ser humano tem, mas cada um precisa fazer a experiência do perdão para se libertar. Cada um sabe a quem deve perdoar é justamente a quem nos ofendeu ou machucou. Não existe outro caminho a não ser o perdão para se libertar e libertar o outro. Quem perdoa nunca perde, pelo contrário, quanto mais alguém perdoa mais livre e feliz a pessoa se torna. É claro que a natureza humana machucada não quer ceder, pois o só humano não quer ser contradito. O egoísmo não quer ceder e dizer que errou. É próprio da natureza humana se auto afirmar mesmo estando no erro.

A bíblia nos mostra tantas situações onde pessoas erram ofendem ao outro e ofendem a Deus, mas também de modo especial no Novo Testamento nos mostra a necessidade de sempre perdoar para também ser perdoado. A medida do perdão é a medida com que perdoamos e na oração do Pai Nosso pedimos a Deus que sejamos perdoados como perdoamos. Deus nos escuta. Para iniciar o caminho do perdão, nada melhor do que começar a rezar por quem nos ofendeu ou machucou o por quem ofendemos. E não é fácil querer o bem a quem nos fez um mal. Mas é o único caminho para nos libertar. Jesus mesmo nos recomenda a sempre retribuir com o bem e nunca com o mal. Não é apenas querer o bem para o outro mas é se libertar e realizar o bem para si mesmo. Muitas pessoas precisam do perdão, mas não querem perdoar. Jesus vem ao encontro do ser humano para nos perdoar. Mesmo o ser humano rejeitando a Jesus e condenando-o, Ele perdoa, Poderíamos ter um exemplo maior e melhor? Que ato de generosidade e misericórdia.

É próprio da natureza humana não querer perdoar, isto é consequência do pecado. Amigo e amiga! Perdoe sempre e te libertarás. Seja feliz, coloque o coração acima da emoção. Liberte o próprio coração, seja bom consigo mesmo sendo bom com a pessoa que te machucou. É possível voltar a ser feliz. O sonho de ser feliz não acabou. Perder a esperança faz a pessoa sofrer. Há pessoas que não perdoam achando isto é um capricho, digo é um sofrimento. Reze acreditando que a oração pode mudar os dois corações de quem machucou e de quem foi machucado. É verdade que quem é perdoado se sente aliviado mas muito mais se alivia quem perdoa, porque não fica com peso da mágoa. Errar e ofender é humano, mas perdoar é divino. Jesus nos mostrou que é possível perdoar tudo a todos quando os próximos a Ele o negaram. Perdoa para se libertar. Amém.

Crissiumal,28/08/25 Pe. Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos