Por Professora e Pedagoga Delci Teresinha Rohr Hentges
A Educação Infantil (creche) acolhe bebês e crianças bem pequenas as quais na escola encontram uma rotina pensada e organizada para o bom andamento das atividades ,mas acima de tudo suprindo as necessidades e cuidado dos pequenos.
A rotina pré estabelecida e flexível quando necessário, precisa ter inclusa inúmeras questões diariamente sendo uma delas essencial que é o sono. O sono para crianças é tão importante quanto a alimentação e a higiene. Dormir bem estimula o desenvolvimento intelectual da criança, bem como ajuda na liberação do hormônio do crescimento. Dormir as horas necessárias durante um dia e uma noite para a criança fará a grande diferença no seu bem estar e humor do dia seguinte.
Segundo a Fundação Nacional do Sono, que tem um descanso adequado apresenta uma melhor qualidade de vida. Por vezes dormir mal na infância até certo ponto pode ser corriqueiro, porém dormir mal, dormir pouco e/ou ter o sono atrapalhado ou ainda sono de má qualidade, pode a criança facilmente desenvolver sintomas durante o dia como irritabilidade, agressividade, choros, insatisfação, falta de atenção permanecendo cansada.
O sono entrecortado ou diminuído traz consequências nada agradáveis para a criança pois inclusive terá grande dificuldade em regular seu humor mesmo sendo proporcionado espaços e momentos acolhedores, alegres e prazerosos.
Quando nos referimos a crianças da Educação Infantil (creches) percebe-se a necessidade e a importância do bom sono noturno regular bem como vem a ser reparador o soninho na escola no qual as crianças deliciam de um ambiente tranquilo e preparado para tal. Segundo a Psicóloga Marisa Marques Barcelos, o local destinado para a soneca deve ser tranquilo, silencioso, com cantigas relaxantes, sons da natureza e arejado, garantindo o conforto e a tranquilidade das crianças. O ambiente também deve ter a intensidade de luz diminuída consideravelmente para propiciar o sono reparador pois a luz interfere na produção de hormônios prejudicando a qualidade do sono causando sensação de cansaço ao despertar. Segundo a psicóloga citada, o ambiente ideal é aquele que considera as necessidades das crianças.
Importante pensar seriamente na rotina diária corrida e longa do dia das crianças que vem a ser a mesma que a dos pais, pois em sua maioria despertam cedo e muitas delas adormecem tarde da noite. A rotina da Creche compreende várias horas diárias, sendo que a hora do sono sempre é muito esperada pelas crianças. Este é um momento de verdadeiro sono reparador pois há necessidade geralmente em repor horas de sono. O sono na Educação infantil na modalidade creche desempenha um papel importante no desenvolvimento infantil pois é no período do sono que o cérebro estabiliza as informações adquiridas, o que é essencial para a aprendizagem e a construção de memória.
A criança que vem para a escola com sono tem sim dificuldade em perceber o dia de forma mais agradável, pois falta um ingrediente imprescindível da rotina que vem a ser o dormir. Segundo a BNCC o momento do sono é essencial para o desenvolvimento mental e físico dos pequenos ,daí a importância da creche propiciar uma boa hora de soninho. O comer, manter higiene e dormir são um tripé imprescindível para a saúde e bem estar da criança. Importante que as crianças tenham uma rotina que respeite o sono noturno bem como o direito de reparar na soneca do dia que complete a necessidade diária do dormir.
Nós educadores vivenciamos na escola (creche) junto com os pequenos inúmeros episódios por vezes pouco agradáveis diariamente, em decorrência por ter em sala crianças sonolentas, daí a importância de respeitar a necessidade de sono de qualidade dos bebês e das crianças. Sabemos que é bem comum crianças por vezes resistir ao dormir em horário mais apropriado, mas cabe aos adultos propor o momento de dormir e criar a rotina para manter a higiene do sono em dia.
Os pais assim como a escola, devem estar ciente de que a criança tem a necessidade de mais horas sono dia do que os adultos sendo de necessidade básica dormir em momentos durante o dia e assim sentir-se descansada e disposta a brincar e participar das demais atividades da rotina.
Crianças pequenas deixam de aproveitar momentos de interações, brincadeiras, aprendizagens e diversões por mostrarem-se com soninho. Para o sono o remédio é mesmo dormir e descansar, daí a importância da rotina bem organizada respeitando o ritmo dos pequenos de segunda a segunda. Para o desenvolvimento sadio e proveitoso no aspecto cognitivo a criança bem descansada tem energia e dessa forma aproveita intensamente cada momento em que está acordada e assim tende ser uma criança mais alegre e feliz.
Por Professora e Pedagoga Delci Teresinha Rohr Hentges
Postado: Leila RuverTweet |