Confira a biografia do homenageado
Durante a Programação da Semana Farroupilha 2023, do CTG Estância da Saudade de Crissiumal, o tradicionalista João Gustavo Thumé será o homenageado.
No dia 07 de setembro, os cavalarianos partem para a busca da Chama Crioula no município de Três Passos. O retorno será no dia 08 de setembro. No dia 14 de setembro acontece a abertura oficial da Semana Farroupilha. No dia 16 de setembro acontece o reacendimento da chama crioula no túmulo do homenageado.
Confira abaixo a biografia do tradicionalista homenageado:
Biografia de João Gustavo Thumé
João Gustavo Thumé, nasceu em 21/07/1934, no município de Arroio do Tigre. Onde cresceu em Vila Progresso no interior do município e trabalhava na lavoura com a família. Em 1958 casou-se com Lira Post Thumé e passou a morar em Itaúba. Onde passou a trabalhar como comerciante, naquela época era o vendedor viajante juntamente com seu sogro Eduino Post.
Em 1965 toda a família veio morar em Crissiumal. Onde viajava por grande parte do estado vendendo a pronta entrega as mercadorias para comerciantes no interior e também cidades.
Sempre participou ativamente na diretoria da comunidade da Igreja Evangélica Luterana no Brasil, participando também nas festas comunitárias da Igreja Católica junto com o tio “Gringo” Alvido Patsche e o tio Alderi. Foi um dos sócios fundadores do Clube Aquático Dourados e no CTG Estância da Saudade trabalhou muito com os mesmos tios. Foi Vice Patrão, quando o Patrão era o “Sargento Kehler”. Com o Patrão Sr. Trapp foram incansáveis em reconstruir o CTG que era de madeira. Muitos foram parceiros dele nos jogos de bocha nos sábados a tarde onde vinham ver os amigos nas semanas farroupilhas eram encarregados da cozinha, onde faziam grandes almoços e jantares para toda comunidade, sempre acompanhado dos tios e parceiros dedicados. Foi casado com Lira por 60 anos e teve três filhos, Rossane, Elaine e Claudio. Faleceu em 15/01/2020.
Postado: Leila Ruver
Tweet | ![]() |