Confira os destaques desta edição
Destaques da edição nº.97 do Momento Leite
- La Niña perde força e chuvas devem voltar de forma regular ao RS
- Informalidade no leite no Brasil é maior que a produção Argentina
- Brasil acusa Uruguai de triangulação de leite
- Vonpar vai investir em uma nova fábrica de chocolates
La Niña perde força e chuvas devem voltar de forma regular ao RS - A partir de março, a previsão é de chuva regular. Esse novo cenário trazido pelo enfraquecimento do fenômeno La Niña representa uma possibilidade de recuperação para o campo gaúcho. A pecuária de leite deve ser a mais favorecida pela alteração no quadro, devido à recomposição das pastagens. — A chuva é fundamental para a recuperação do pasto, principalmente para cerca de 160 mil produtores de leite — afirma o diretor técnico da Emater, Gervásio Paulus. Mas a precipitação também pode dar novo vigor a cerca de 10% de soja plantada tarde (último período de plantio regular) na Serra. Em 10 de fevereiro, a meteorologia já havia diagnosticado um enfraquecimento do La Niña, mas ainda apontava a manutenção do fenômeno até maio. Na última quinzena, porém, as análises passaram a mostrar que a área de resfriamento no Oceano Pacífico diminuiu. Segundo a meteorologista Estael Sias, o Estado está em período de transição. (Zero Hora)
Informalidade no leite no Brasil é maior que a produção Argentina - Segundo a Associação Brasileira das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios - G100, o total de leite produzido, comercializado e consumido, informalmente, no Brasil é maior que a produção Argentina. O G100 estuda uma proposta para acabar com a informalidade no setor lácteo. Caso seja aprovada pelo Conselho Deliberativo, a entidade pretende buscar o apoio dos demais setores da cadeia láctea, para juntos, reivindicarem ao Governo Federal uma nova forma de interveniência das políticas públicas com o objetivo de diminuir os impactos econômicos, sociais e de segurança alimentar provocados pela informalidade. (Terra Viva)
Brasil acusa Uruguai de triangulação de leite - Um aumento repentino nas vendas de leite ao Brasil colocou o Uruguai sob suspeita de prática desleal de comércio. Para a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Leite Brasil), o país vizinho está fazendo triangulação, ou seja, comprando leite da Argentina, por exemplo, e remetendo ao mercado brasileiro. A Leite Brasil cogita denunciar o Uruguai à Câmara de Comércio Exterior (Camex) brasileira. De uma hora para outra, o país elevou as vendas de 3 mil para 6 mil toneladas ao mês, ultrapassando inclusive a Argentina, que vende 3,6 mil toneladas/mês e segue acordo que limita suas exportações. O Brasil ampliou em 45% as importações de leite em pó nos últimos meses, passando de 6,6 mil toneladas ao mês (nov/2011) para 9,6 mil toneladas/mês em (dez/jan/fev). No último ano, a elevação foi absorvida pelo crescimento da demanda interna. Agora, o risco é de as compras reduzirem os preços pagos ao produtor brasileiro. (Gazeta do Povo / Milknet)
Vonpar vai investir em uma nova fábrica de chocolates - A Vonpar vai investir R$ 118 milhões em uma nova fábrica de chocolates da marca Neugebauer, em Arroio do Meio (RS). A atual unidade de produção fica em Porto Alegre e será desativada, já que a fábrica não pode ser expandida, por falta de espaço. A inauguração está prevista para junho do ano que vem. A Neugebauer foi comprada pela Vonpar em 2009, que é a quarta maior engarrafadora da Coca-Cola no País. A divisão de alimentos teve vendas de R$ 100 milhões em 2011. (O Estado de SP)
"Nunca se sabe o que pode surgir de uma pequena idéia até você tentar realizá-la." Dave Longaberger
O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br
Postado: José Valdenir MallmannTweet |