Notícia

Clima - 28/12/2018 - Forte onda de calor atingirá o RS nos próximos dias


Temperatura poderá ultrapassar os 40ºC

Prepare-se. O ano de 2018 terminará com temperaturas elevadas e 2019 começará com máximas batendo a casa dos 40°C em Porto Alegre. A onda de calor, que já atinge o Rio Grande do Sul, ganhará ainda mais potência na primeira semana do novo ano e a expectativa é de que na quarta-feira (2) os termômetros atinjam os 42°C na Região Metropolitana. Os veranistas do Litoral Norte e do Sul podem ficar mais tranquilos, porque a temperatura não será tão elevada: ficará em torno dos 35°C, mas o tempo será, igualmente, firme e ensolarado. Ou seja, o combo perfeito para aproveitar bem a praia.   

Segundo a meteorologista da Somar Patrícia Vieira, o calor escaldante deve-se a ação de um sistema chamado Alta da Bolívia.  

— Esse sistema é resultado da associação entre uma área de instabilidade e uma massa tropical. Geralmente, a Alta da Bolívia atua na Amazônia e Centro-Oeste, mas, quando o Oceano Pacífico está aquecido, o sistema é deslocado. Hoje, ele está localizado no norte da Argentina, por isso, o Rio Grande do Sul está recebendo esse calor e umidade tão fortes, diz Patrícia.  

O calorão não ficará restrito à Capital e Grande Porto Alegre. As mesmas condições serão sentidas, também, nos vales do Taquari, do Rio Pardo e do Sinos, no Noroeste, região Central e Fronteira Oeste. Até mesmo a Serra registrará temperaturas elevadas, em torno de 32°C, diz a meteorologista da Somar.  

— Até quarta-feira, o calor vai predominar em praticamente todo o Estado. A situação vai ser um pouco mais agradável na região das Hortênsias e Litoral Sul, mas igualmente quente para os padrões. Espera-se, inclusive, que as temperaturas subam durante a madrugada. Vai ser difícil de dormir em muitas cidades.  

Como se proteger do calor 

Com a alta das temperaturas em praticamente todo o Estado, é necessário tomar alguns cuidados com a pele, alimentação e hidratação. Fique atento às dicas listadas abaixo para que você consiga aproveitar com saúde a estação mais quente do ano.  

Queimaduras na pele  

Peles mais claras têm maior risco de queimaduras do que as escuras. Use filtro solar com fatores adequados e proteja a cabeça com chapéu ou boné. Evite o sol entre 10h e 15h. Já para peles negras, é indicado o uso de filtro solar de, no mínimo, FPS 30.  

Hidratação 

O consumo de dois litros e meio a três litros de água por dia pode ser suficiente, mas isso varia com o que se perde de líquido e o peso da pessoa. Um bom indicativo é a cor da urina: se estiver mais escura, é preciso ingerir líquido. O ideal é uma coloração mais pálida.  

Cuidado com os alimentos

Deve-se ter muito cuidado em verificar a procedência dos alimentos, principalmente aqueles consumidos na beira da praia e que ficam muito tempo expostos ao calor. Em casa, evite reaproveitar a comida que ficou fora da geladeira por um período muito longo e fique atento aos prazos de validade. 

Evite a cafeína e o álcool 

Procure evitar doses exageradas de cafeína e álcool. A primeira é termogênica e aumenta o calor corporal; o segundo, diurético, ajuda a desidratar o corpo.

Fonte: ZH – Foto: Guia Crissiumal Arquivo

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos