Notícia

Texto de Opinião - 28/10/2015 - Morte-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Nascemos para morrer. Há gente que prefere matar e tirar a vida. A morte é inevitável, mas, é preciso buscar a vida. Até, por instinto todo ser vivo quer sobreviver. O ser humano além da vida natural tem a vida espiritual.

 

É a vida espiritual, além da inteligência, liberdade e vontade, que distingue o ser humano dos demais viventes. Recebemos a vida como um dom de Deus para sermos imagem e semelhança de Deus. Pelo pecado herdamos a morte. Cristo nos reconquistou a vida para a eternidade.

 

Somos seres mortais, mas também imortais. Não é concebível que seres humanos sejam promotores de morte. Por filiação ao Deus da vida somos promotores da vida. Não basta ao ser humano viver bem a sua vida natural, isto é próprio de todos os animais. Quem é espiritual luta também pela sobrevivência da vida espiritual. O ser humano não pode viver animalescamente. Somos imagem e semelhança de Deus. É normal, quando alguém não alimenta a sua vida espiritual, esta vem a enfraquecer, do mesmo modo quando alguém não se alimenta mais o seu corpo enfraquece e até morre.

 

A passagem pela morte é conseqüência do pecado. A morte é condição e passagem para a ressurreição. A morte é certa, um dia ela acontece. A limitação é própria da vida, mas, Deus não criou o ser humano para a morte, mas, sim para a vida eterna, esta, o ser humano perdeu pelo pecado. Deus não quer perder a sua imagem, por isso, Ele vem para salvar o que humanamente estava perdido. Deus restaura, recupera e eleva novamente o ser humano.

 

Uma das situações mais desumanas é quando filhos de Deus não vivem a sua vida para Ele dizendo; que não tem tempo para Deus. Ele que nos deu o dom da vida, nos deu a vida, o tempo e tudo que somos. Existem filhos ingratos. A resposta morte não satisfaz a ninguém, é a vida bem vivida que realiza quem recebeu a vida divina. O próprio ser humano só se realiza vivendo a vida com Ele e para Ele. O ser humano sem Deus seria frustração. É instintivo todo ser vivo lutar pela vida. 

 

Somos mortais, mas, vivemos nos preparando para a vida eterna. É a vida de filhos de Deus para a eternidade que dá sentido à nossa vida. Se a morte nos limita a vida, a certeza da ressurreição é que nos motiva a vivermos bem este dom de Deus. Se já vivemos bastante, não sabemos quanto tempo nos resta de vida. É importante deixar os apegos às coisas e nos ocuparmos mais com as coisas de Deus. Vida é tempo de se ocupar com Deus, preparar o futuro, ou seja, nos prepararmos para a vida eterna. A morte é a última coisa que se espera na vida e é a última que acontece. Temos toda vida para nos preparar. E daí! Estamos preparados hoje? Estejamos preparados, pois, ela pode vir como um ladrão. Mais vale o amor pela vida eterna do que o medo pela morte.

 

Crissiumal, 28/10/15 Pe Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos