Notícia

Educação - 28/09/2021 - EMEF Riachuelo realizou atividades sobre Educação Fiscal


Além de explicar, abordar e aprimorar o assunto foram realizados diversos trabalhos em sala de aula

Durante o início do segundo semestre, foi trabalhado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Riachuelo o tema da “Educação Fiscal”.  Além de explicar, abordar e aprimorar o assunto com os alunos foram realizados diversos trabalhos em sala de aula que contribuíram para ampliar a aprendizagem e o conhecimento dos mesmos.

A turma do Primeiro Ano da professora Glades Steffler, como culminância realizou um Passeio até a cidade de Crissiumal, no qual visitaram o Setor de Troca de Notas onde foi efetuada a troca de cupons fiscais trazidos de casa pelos alunos, arrecadados anteriormente pelas famílias dos mesmos. Dando continuidade ao passeio os alunos juntamente com a professora foram até um mercado adquirir os produtos alimentícios, fazendo o comparativo dos valores e pesquisa de preço, sendo que os mesmos foram usados posteriormente para preparar o lanche que faz parte da “Historinha do Sanduíche da Maricota”. De forma lúdica simularam um pequeno comércio, no qual os alunos compraram o seu sanduíche pedindo os seus ingredientes favoritos, exigindo o Cupom Fiscal e conferindo o valor recebido de troco no momento da compra. 

Em sala de aula a Professora iniciou o seu trabalho através de diversas historinhas, abordando a noção do dinheiro: qual é o maior e o menor valor, a importância de economizar, tabelas e gráficos, a organização de uma lista de compras e a simulação da compra e venda de produtos, sempre enfatizando a importância de exigir o Cupom Fiscal e conferir o troco.

Também foram desenvolvidas atividades com os alunos dos Anos Finais da turma do 7º e 8º Ano sob a Regência da Professora Daiana dos Santos na disciplina de Português, realizando a leitura dos Gibis. Após foi feita a releitura de uma história escolhida pela dupla de alunos, com a posterior reescrita da História em Quadrinhos para uma História Narrativa, sempre enfatizando a Importância da Educação Fiscal na vida pessoal e profissional de cada um. Foi desenvolvido nas turmas do 6º ao 9º Ano na disciplina de Tecnologia da Informação, do Professor Ricardo Arndt, atividades de Desenhos e Quadrinhos, onde os alunos tiveram a oportunidade de criar sua própria historinha após ler e manusear os Gibis que abordam o tema acima citado. Já na disciplina de Língua Estrangeira de Inglês, da Professora Luiza de Rosso, com a turma do 9º Ano foi abordado o tema: “O Poder de Compra do Brasileiro X Americano”, através de pesquisas, textos informativos, tabelas de preços, comparação da moeda brasileira e americana (conversão), comparativo de diversos itens de consumo como a habilitação, o gás de cozinha, o combustível, o salário mínimo, eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de alimentação, bem como a valorização da mão de obra, entre outros assuntos pesquisados de interesse dos alunos. Já na disciplina de História, a Professora Tiara dos Santos realizou juntamente com os alunos, a “Pesquisa da História da Moeda”, confeccionando cartazes, enfatizando a Cronologia das Primeiras Compras e Moedas de Troca e Cronologia de Todas as Moedas desde o Brasil Colônia até o momento. Na disciplina de Geografia com o Professor Evanir Kraemer, foi abordado o “ICMS sobre os Combustíveis” – Análise de Notas Fiscais e Cálculo do Percentual Incidente no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil e o Preços dos Combustíveis na Refinaria. 

Percebe-se a relevância de ser trabalhado este tema com todos os (as) alunos (as), desde as turmas da Educação Infantil até os Anos Finais, sempre enfatizando o objetivo da Educação Fiscal,  que é formar cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos, entender a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos, a fim de motivá-los para o exercício da cidadania plena, percebendo a conexão entre Educação Financeira e a Educação Fiscal.

Texto/fotos: EMEF Riachuelo

Postado: Leila Ruver
Vídeos