Notícia

Texto de Opinião - 28/09/2016 - Pobre rico ou rico pobre - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

Existem pobres ricos e ricos pobres. Jesus até diz “pobres sempre os tereis”. A questão é saber ser pobre ou rico de maneira cristã.

 

No Antigo Testamento vemos o profeta Amós alertar a humanidade por causa do desnível social, e da falta de fraternidade, do aproveitamento e insensibilidade com os menos favorecidos. Chama a atenção dos que vivem no luxo, na abundancia diante da pobreza de outros não partilhando dos seus bens. O próprio Jesus por meio de parábolas chama a atenção dos que vivem na abundancia de seus bens, por ganancia não partilham com os menos favorecidos ou pobres. Todos os dons, talentos e até bens materiais adquiridos com honestidade devem ser instrumentos de caridade.

 

Existem ricos caridosos e outros gananciosos e apegados. Existem também pobres trabalhadores e outros preguiçosos. Existem tanto ricos e pobres de mãos fechadas, gananciosos com o pouco ou muito que possuem. Também existem ricos materialmente que são ricos espiritualmente. Também existe muita gente feliz desapegada, de mãos abertas que partilham do que lhes pertence. O tempo de vida é tempo de partilha para que Deus possa partilhar, com todos, a salvação que Jesus nos mereceu. Não nos cabe julgar nem ricos nem pobres. É Jesus quem nos convida a sermos prevenidos durante esta vida, pois a vida eterna nos aguarda. Jesus ainda diz: “Felizes os pobres, porque vosso é o reino de Deus” (Cl 6, 20b). Em Mt 5,3 também diz; “Bem aventurados os que são pobres em espírito porque deles é o reino de Deus”. Não é pelo fato de ser pobre que alguém é feliz, mas, pelo fato de colocar a sua confiança em Deus buscando as coisas do alto. Em Mt 6, 19-26 Jesus deixa bem claro; “... Pois onde estiver vosso tesouro, ali estará o vosso coração”. Quem tem menos bens com os quais se ocupar e preocupar, quiçá tenha mais tempo para se ocupar com as coisas de Deus. Pena que há pessoas que não estão nem aí com a vida eterna. É gratificante conhecer pessoas que são ricas em generosidade para com os mais necessitados. Existem ricos materialmente que podem ser pobres espiritualmente como também pode ocorrer o contrário. Não existe regra para dizer que estes ou aqueles dão conta da sua missão. Ricos ou pobres materialmente devem buscar as coisas do alto, pois, o que é da terra é passageiro, pode enferrujar, pode ser corroido, pode ser roubado e não nos garante a vida futura.

 

Amigo e amiga! Rico ou pobre! Não nos iludamos com as coisas passageiras. Busquemos os tesouros para a vida eterna. A vida é única. Cada um, seja rico ou pobre, faz a sua vida rica ou pobre para Deus. Só em Deus seremos verdadeiramente ricos. Não importa se temos muito ou pouco, mas, sim o que somos para Deus. Somos pobres ou ricos conforme o que buscamos na nossa vida. “Buscai, primeiro de tudo, o reino de Deus e sua justiça, e tudo o mais vos será acrescentado” (Mt 6,33). Tenhamos muitos ou poucos talentos, muitos ou poucos bens, que tudo sirva para partilhar e servir. 

 

Ariquemes, 28/o9/16 Pe. Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos