Marco está localizado entre as cidades de Santana do Livramento e Rivera
O morador de Crissiumal Armindo Ruver, aproveitando um compromisso familiar (o primeiro aniversário do neto Guilherme Ruver Felipini) esteve neste final de semana no marco da Praça Internacional, na fronteira Brasil e Uruguai, entre as cidades de Santana do Livramento e Rivera.
Armindo voltou ao local 56 anos depois, uma vez que em 1967, quando integrava o Exército Brasileiro, em uma das missões, quando tinha apenas 19 anos.
Quando ele esteve no local atuava no departamento de comunicações da 13ª CIACOM de um dos quarteis de São Gabriel, a Terra dos Marechais. No local, a equipe de comunicações instalou um posto de rádio amador, para se comunicar com outras unidades, uma vez que o local é bastante alto. A missão fazia parte das manobras da 3ª Região Militar, que neste ano aconteceram no estado do Rio Grande do Sul, inclusive com a presença do presidente da República o Marechal Artur da Costa e Silva.
Neste domingo Ruver esteve no marco junto com sua esposa Isoldi, seus filhos, genro Bruno e o neto Guilherme. Ele se emocionou.
Sobre Santana do Livramento - Rivera
A Fronteira da Paz é um trecho da fronteira brasileiro-uruguaia, que abrange as cidades de Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (Brasil). Este nome é resultado da cultura de integração surgida da convivência internacional pacífica de ambos os povos. A fronteira entre as duas cidades é terrestre, estando elas unidas (e não separadas) por uma linha divisória imaginária através de extensas ruas, avenidas e estruturas limítrofes denominadas "marcos".
Sobre a Praça Internacional
A Praça Internacional é a única praça binacional do mundo. Compartilhada soberanamente em partes iguais e inaugurada em 26 de fevereiro de 1943, no período dos presidentes do Brasil e Uruguai, Getúlio Vargas e Alfredo Baldomir, respectivamente, enquanto o mundo atravessava as vicissitudes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet | ![]() |