Projeto foi desenvolvido com as turmas do Maternal I e Maternal II
Na educação infantil, as crianças encontram-se na fase do realismo imaginário, onde pensam que a imitação representa a realidade. Para elas, as coisas são vivas e dotadas de intenções e sentimentos.Aproveitando também, que nesta fase as crianças apresentam maior capacidade de concentração, fixam como ouvintes, e conquistam sua própria linguagem, sentimos a necessidade de montar este projeto, que envolve a família que leva o livro para casa, abrangendo contos e histórias, acreditando que os mesmos devem ser prazerosos e não repetitivos e mecânicos, de forma que permita a criança viajar em outro mundo proporcionando momentos de risos, novos conhecimentos e sonhos.
É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento.Nestes primeiros passos o incentivo dos pais é fundamental seja presenteando com um livro, contando histórias ou dispondo material que envolva a criança no momento da brincadeira (papel, lápis de colorir). Outro momento é levar o filho para visitar brinquedotecas, rodas de leitura, peças de teatro voltados para esta temática. No inicio da atividade escolar, a figura do educador é importantíssima para dar continuidade a esta viagem iniciada pelos pais ou para possibilitar a sua descoberta.
Este projeto esta sendo desenvolvido em nossa escola com as turmas do Maternal I e Maternal II e no próximo mês estará sendo desenvolvido com a Turma do Berçário II.
Postado: Leila Ruver
Tweet |